grande-terremetos-no-peru

O terremoto que atingiu na noite de domingo sul do Peru matando pelo menos nove mortos e cinquenta feridos pintou um quadro preocupante nas áreas afetadas, todas localizadas em áreas rurais dos Andes, que não é facilmente acessível e já eles estavam a ser afetada por temperaturas muito baixas.

Um terremoto dessa magnitude 5,3 na escala Richter, geralmente não mais do que um susto nessa área do país que é parte do famoso anel de fogo, mas como mostram imagens da área disseminados através de redes sociais e meios de comunicação locais, o terremoto que abalou Arequipa há algumas horas cessou totalmente casas destruídas em várias cidades vizinhas para Colca Canyon e deslizamentos de terra bloqueando o acesso deste importante atração turística no país.


terremotos-no-peru


A cidade de Yanque tem sido um dos mais afetados. Não foram relatados três dos mortos, incluindo US Vaum Ken Edan, 66 anos, que estava em um lugar pitoresco, de acordo com o Instituto Nacional de Defesa Civil. Uma das áreas mais afetadas pelo terremoto é o turista Colca Valley.

O chefe dos bombeiros de Arequipa, Gustavo Carrasco, e seus homens avançaram em seus veículos, tanto quanto eles poderiam e, em seguida, teve que caminhar com suas equipes por mais de uma hora e meia para chegar ao Yanque. Lá eles encontraram desmoronou grande parte da habitação, como em quase todas as cidades andinas, foram construídas com adobe, que são tijolos feitos à mão feitas de barro e palha vulnerável a terremotos.

"As paredes das casas têm acontecido nos quartos. Descobrimos que uma parede caiu sobre uma mulher idosa e uma menina de matá-los ", Carrasco disse à rádio RPP. "As estradas são você afetado pela queda de rochas", disse.


maiores-terremotos-do-peru




O governo decidiu declarar todos os afetados pelo terremoto de órgãos públicos para prestar a assistência necessária para a zona de vítimas de emergência. Houve vários tremores secundários.

"Estamos desesperados. Não há aguá. Há aldeias isoladas por deslizamentos de terra ", disse um residente de Chivay, porta de entrada para o Vale do Colca.

158 casas Ichupampa cidade de 620 habitantes, entraram em colapso, como sua igreja e escolas. "Sem dúvida, a perda é de 100 por cento no distrito de Ichupampa", disse o prefeito do lugar, Rocio Paricela, cuja casa também foi destruída. "A maioria são casas de adobe, mas também têm sido inferiores aos de material nobre. Sem energia elétrica, todos os cabos estão no terreno, os tubos de água estão quebrados ", disse ele.

O governo tem providenciado o envio de helicópteros de alimentos, água, cobertores para os locais afetados e maquinaria pesada está tentando limpar as estradas.

Fonte: mensajesdelsur