o-milagre-de-hiroshima-padres-catolicos-salvo-pelo-rosario

No dia 6 de agosto de 1945, data da Transfiguração, quatro sacerdotes jesuitas alemães sobreviveram a catástrofe que ocasionou a bomba "Little Boy", embora explodiu muito perto de onde eles estavam: inclusive a radiação que matou a outras milhares de pessoas no meses seguintes, eles não sofreram nenhum dano.
Essa históri, foi documentada por historiadores e médico, é conhecida como o Milagre de Hiroshima.

Os Jesuítas Hugo Lassalle, superior no Japão. Hubert Schiffer, Wilhelm Kleinsorge e Hubert Cieslik, estavam na casa paroquail da igreja de Nossa Senhora da Assunção, um  dos poucos edifícios que resistiu a bomba. 
No momento da explosão, um deles se encontrava celebrando a Eucaristia, o outro estava tomando o café da manhã e o resto nas dependências da paroquia. 

quatro-padres-salvo-no-milagre-de-hiroshima


Segundo escreveu o próprio P. Hubert Cieslik em um jornal, unicamente sofreram danos menores produto de vidro quebrado, mais nenhuma consequência da energia atômica liberada pela bomba. 
Os médicos que atenderam tempo depois os advertiram que a radiação recebida lhes produziria lesões graves, assim como doenças e inclusive uma morte prematura.
O prognóstico nunca se cumpriu. Não desenvolvia nenhum transtorno e em 1976, 31 anos depois do lançamento da bomba, o Padre Schiffer participou do Congresso Eucarístico da Filadélfia nos (Estados Unidos) e relatou sua história, confirmando que os quatros jesuítas estava ainda vivos e sem nenhuma problema.

Foram examinados por dezenas de doutores umas 200 vezes ao longo dos anos posteriores e não encontrou em seu corpo rastros algum da radiação.
Os quatros religiosos nunca duvidaram do que tinha recebido a proteção divina e da Virgem Maria: "Nós vivemos e rezava junto o rosário todos os dias", explicaram.

padres-salvo-por-deus-em-hiroshima


O Padre Schiffer escrivia "O rosário de Hiroshima", um libro que conta tudo o que eles viveram.
Faz uns anos, ao celebrar um aniversário mais da bomba de Hirochima, o bispo de Niigata, Mons. Tarcicius Isao Kikuchi, difundiu uma mensagem no qual ressaltou que o Japão pode contribuir com a paz "não com novas armas, mais sim com atividades de nobreza e extensa história no crescimento mundial, de modo particular nas consideradas nações em via de desenvolvimento".

O Prelado adicionou que "com essa contribuição ao desenvolvimento, que leva a pleno respeito e a realização da dignidade humana, seria muito apreciado e respeitado pela comunidade internacional". 
Cada ano, do dia 5 ao 15 de agosto, o país celebra uma Oração pela paz. 

bomba-atomica-em-hiroshima-e-nagasaki


Em Hirochima e Nagasaki morreram umas 246 mil pessoas, a metade no momento do impacto das bombas e o resto nas semanas seguintes pelos efeitos da radiação.
A bomba de Hiroshima foi jogada no dia da Solenidade da Transfiguração do Senhor e a rendição do Japão ocorreu no dia 15 de agosto, quando a igreja celebra a Solenidade da Assunção da Virgem Maria.