tecnologia-para-limpar-os-oceanos

Há um ano um rapaz de 19 anos, criou uma solução para recolher os milhões de toneladas de sujeira plástica para limpar as diferentes partes dos mares.
Hoje o projeto já conta com mais de 100 voluntários trabalhando ativamente para limpar a ilha das sujeiras.
A cada ano é produzido próxima de 300 milhões de toneladas de plásticos. Esse material está em todas as partes, é quase impossível viver sem plástico, porque é muito útil, mais também é um produto que contamina bastante.
No mar chegou pela própria inconsciência das pessoas e também porque muita dessa sujeira corresponde a redes e do tráfico marítimo.

O problema da sujeira, vai mais além da estética que se pode ver, é que afeta a vida marinha, as aves e a todos os organismo que comem esses plásticos ao confundir-los com alimentos.
Esse problema afeta o ser humano, o mesmo plástico que comem os peixes também pode chegar aos restaurantes onde usam produtor do mar.
A organização The Oeam Cleanup, do jovem Boyan Slat, levanta que se pode melhorar esse problema, aproveitando as correntes e os ventos que transportam essa basura de forma passiva, direto a uma plataforma que recolha a sujeira.
A ideia é colocar barreiras flutuantes sólidas que possam capturar e concentrar a sujeira do oceano, sem acabar com a fauna.
O sistema já foi provado nas ilhas Açores e conta que respaldo científico que avalia o método de forma técnica e econômica.


ocaan-cleanup-boyan-slat


Segundo a organização, se instalar esse sistema no Pacífico durante 10 anos, poderia retirar quase a metade do plástico da Grande mancha de sujeira do Pacífico.
Para poder realizar esse experimento a escala, The Ocean Cleanup necessita próximo de 2 milhões de dólares.

tecnologia-para-limpar-os-oceanos


Apesar de que a limpeza terá um efeito profundo, somente é uma parte de solução. Também temos que fechar a chave, para evitar que mais plástico chega aos oceano em primeiro lugar", enfatiza Boyan Slat.
Também conhecemos outras iniciativas como o primeiro prédios flutuantes que eliminará o plástico do Oceano.