a-guerra-dos-mundos-radio

 O caos gerado pela retransmissão radiofônica da "Guerra dos mundos, a adaptação da novela de H. G. Wells por Orson Welles, é uma das histórias mais repetidas do século XXI. 
E é o pesar do exagerado que nós chegamos o relato do pânico que provocou aos ouvintes.
Welles, efetivamente, narrou a história como se fosse um boletim informativo no qual os atores fingiam retransmitir ao vivo.
Tanto ao começo como ao final do programa se explicava que era ficção, mais houve um caos entre as pessoas quando elas sintonizaram o programa já em andamento e o confundiram com uma noticia real.
Houve algumas chamadas histéricas aos jornais, mais a maioria o fez com calma. As reações mais habituais entre os rádios ouvintes que ficaram surpreendidos, como revelaram as investigações posteriores do fenômeno, foi se der uma volta pela vizinhança e perguntar se era real ou se tratava de uma simples brincadeira.


radio-a-guerra-dos-mundos

 CASOS SEMELHANTES EM OUTROS LUGARES


Na realidade, foi um episódio menos conhecido, no qual uma retransmissão de Rádio Quito, semelhante a de Welles, deixaram cinco mortos no Equador em 1949. 
A ficção tinha sido preparada uns dias antes com falsas noticia no jornal El Comercio - proprietária da rádio - apontando a avistamentos óvni. 
Os moradores de Quito ficaram nervosos por causa da brincadeira, atearam fogo no prédio do jornal com trágicos resultados.
Na Espanha tiveram alguns casos semelhantes, embora muito mais recente. 
Em 6 de setembro de 1996 estreou um dos clássicos programas de invasões extraterrestre de nosso tempo: Independence Day. O filme dirigido por Roland Emmerich, além de colocar ao presidente dos Estados Unidos e ao Will Smith no acento de um caça.
Assim relatava a seção de Televisão do Mundo Esportivo uns dias depois: essa "publicidade viral" adiantada a seu tempo emitida durante a noite do fim de semana tinha provocado chamadas alarmadas com a noticia pela manha. 
Os efeitos especiais, todo seja dito, era muito superiores aos que o  cinema tinha acostumado até o momento, e a confusão não seria descabelada. 
E logo casos como o padre fez o twitter, Kai, que nos últimos dias revolucionou as redes sociais com um relato sobre o dia que seu pai colocou na rádio local para reencontrar-se uma reinterpretação da Guerra dos Mundos, muito habituais cada 30 de outubro, data de emissão do original de Welles.
“O bom homem relata no Twitter, o padre tinha acreditado no caso e colocou um alerta para todo o povo”. Lamentávelmente, Kai declinou falar com El Espanhol para profundizar nesse fantástico evento, pelo que nos limitaremos a reproduzir seu fio no twitter.