como-tratar-o-coronavirus

 Lavar as mãos salva vidas. E não estamos somente falando sobre a prevenção do mortal coronavírus ou COVID-19 que foi catalogado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A higienização das mãos é o segredo para a prevenção de várias doenças.
Nós seres humanos que tiveram contato com locais diferentes na maior parte através de nossas mãos. Através das mãos fazemos várias coisas; escrevendo, comendo, brincando, e pegando vários objetos. 
Isso também se converte nos principais portadoras de infecções, que podem causar várias doenças.
É por elas que o hábito de lavar as mãos com água e sabão deve ser feito várias vezes como uma necessidade constante e uma boa prática para cuidar da saúde individual e dos que estão perto: a higiene das mãos é uma das maneiras mais efetivas para prevenir e reduzir as infecções associadas da atenção sanitária. 
É recomendada também a utilização do álcool em gel em casos de não ter por perto água e sabão.
"Antes de lavar as mãos, devemos tirar os anéis, pulseiras e relógios, já que os mesmos podem acumular micro organismos que com eles não lavados as mãos permaneceriam com os micróbios ou vírus", explicou Cirlia Alvarez, licenciada em enfermeira em Funcei e Swiss Medical Group.


OS DETALHES DOS PASSOS PARA FAZER:

- Não devemos dispensar a necessidade de sabão nas mãos, passamos nas palmas das mãos, pelas camadas, pela face externa, pelos polegares e pelos dedos.
- Depois do enxague, podemos secar as mãos com um papel descartável com  que devemos logo jogar em um cesto de lixo.

lavando-as-mãos-coronavirus


- Se não tiver água e sabão, podemos utilizar uma solução hidro alcoólica ou álcool em gel, que contenha menos de 60 ou 70% de álcool.
- Os passos para se higienizar as mãos são similares aos que devemos realizar com a água e sabão, com a exceção de que não vamos utilizar uma tolha para nos secar. É importante que o álcool em gel que seque sozinho.

alcool-em-gel-coronavirus


- Se depois de 20 segundos não secar significa que o produto não é o correto e devemos procurar outro gel efetivo.
Em uma imagem exposta a uma luz ultravioleta, se mostra uma sequência de fotografias de mãos nas quais se podem apreciar a diferença entre lavar as mãos com água, com água e sabão, ou com água e com sabão durante seis, quinze ou trinta segundos. A prova se levou ao fim com um kit de gel, um gel de higiene de mãos que se utiliza como apoio visual no treinamento da higiene das mãos.


O QUE BRILHA É A SUJEIRA NA IMAGEM


higiene-das-mãos-coronavirus


  Segundo as diferentes técnicas empregas, se podem apreciar como determinadas regiões das mãos não limpas por completo.
Essas regiões ainda sujas vão diminuindo sequencialmente a medida que aumenta o tempo de lavado e o emprego de sabão.
Na primeira Imagem: se vê a mão totalmente brilhante, isso quer dizer ela estava suja.
E a imagem antes de ser lavada. Na segunda, somente se enxuga as mãos, na terceira é lavado de 6 segundos e sem sabão.
Na quarta, são 6 segundos depois de lavar, mais essa vez se está usando sabão.
Na quinta imagem, são 15 segundos com sabão; e na sexta, 30 segundos, também com sabão. Assim, ao final da sequência, a mão está muito menos brilhantes, isso quer dizer mais limpa e protegida contra os germes.


medicos-corona-virus


  Depois da expansão do coronavírus ou COVID-19 em mais de 90 países do mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lembraram de todas as medias indispensáveis para evitar o contágio e seguir a propagação desse vírus, entre elas a maneira correta de lavar as mãos. 

O QUE É RECOMENDADO É:



lavar-as-mãos-coronavirus


- Limpar as mãos regularmente com um desinfectante para as mãos a base de álcool ou ser lavada com água e sabão. Se relar no rosto depois de tocar superfícies contaminadas ou pessoas doentes é uma das formas que se pode transmitir o coronavírus.


idosos-tosse-coronavirus


- Se você tocar ou espirrar faça-o com o cotovelo ou com um lenço descartável. Descarte imediatamente o tecido em uma lata de lixo fechada e lave as mãos. Para não espalhar o vírus que se acumula na saliva, é necessário cobrir a boca quando espirrar ou tossir. Mas nunca à mão, para evitar tocar superfícies ou outra pessoa posteriormente.

Fonte