Pedra de Rosetta: A descoberta ajudou nas traduções dos hieroglíficos

o-que-é-a-pedra-de-rosetta

 A Pedra de Rosetta, é um mais famosos objetos do Museu Britânico.
Seu nome original em árabe é Rashid que significa Rosetta e é uma parte quebrada de um bloco de pedra.
 A Pedra tem uma mensagem gravada e escrita em dois tipos de escritura e foi uma pista importante que ajudou aos especialistas a aprender a ler os hieroglíficos em um sistema de escritura que usava imagens como sinais no antigo Egito.

 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA PEDRA DE ROSETTA?


A escritura na Pedra de Rosetta é uma mensagem oficial, chamado decreto sobre o rei Ptolomeu em 196 a.C. O decreto foi copiado em grandes blocos de pedras chamados estelas, que foram colocados em todos os templos do Egito. Diz que os sacerdotes de um templo em Memphis no Egito apoiaram ao rei. A Pedra de Rosetta é uma dessas cópias.
A importância para as pessoas é que o decreto foi escrito três vezes, em hieroglíficos adequados para um decreto sacerdotal, demótico (a escritura egípcia nativa utilizada para propósitos diários, que significa "idioma do povo") e texto em grego antigo (o idioma da administração: os governantes do Egito nesse ponto eram greco-macedônio depois da conquista de Alexandre o Grande (Alexandre Magno).
A Pedra de Rosetta foi encontrada quebrada e incompleta. Conta com 14 linhas de escritura hieroglífica, 32 linhas e demótico e 53 linhas de grego antigo. 

 

COMO DESCIFRARAM A PEDRA DE ROSETTA?

 

pedra-de-rosetta-descifrar

A importância disso para a egiptologia é imensa. Quando foi descoberta, ninguém sabia ler hieroglíficos. Porque as inscrições dizem o mesmo em três conjuntos de instruções, e os eruditos ainda podiam ler grego antigo. a Pedra de Rosetta foi convertida em uma chave valiosa para decifrar os hieroglíficos.

 

QUANDO A PEDRA DE ROSETTA FOI ENCONTRADA?


NAPOLEÃO-E-A-PEDRA-DE-ROSETTA

Quando Napoleão Bonaparte fez uma campanha no Egito desde 1798 até 1801, com a intenção de dominar o Mediterrâneo Oriental e ameaçar o domínio do exército britânico sobre a Índia.
Embora os relatos da descoberta da Pedra em julho de 1799 agora são bastante vagos, a história mais aceitada é que foi encontrada por acidente por soldados do exército de Napoleão.
Quando descobriram a Pedra de Rosetta em 15 de julho de 1799 enquanto cavava os cimentos de uma fortaleza próximo da cidade de Rashid (Rosetta) no Delta do rio Nilo. O oficial a cargo, Pierre-François Bouchard.
(1771-1822), se deu conta da importância do descobrimento.
Na derrota de Napoleão, a pedra se converteu em propriedade dos britânicos sob os termos do Tratado de Alexandria (1801) junto com outras antiguidades que os franceses haviam encontrado. A pedra foi enviada à Inglaterra.

 

QUEM DECIFROU O CÓDIGO DA PEDRA DE ROSETTA?

Nos primeiros anos do século XIX, os eruditos puderam usar a inscrição grega nesta pedra como a chave para de decifrar.
Thomas Young (1773-1823), um físico inglês, foi o primeiro a mostrar que alguns dos hieróglifos na Pedra de Rosetta escreveram os sons de um nome real, do faraó Ptolomeu.

 

CHAMPOLION E A PEDRA DE ROSETTA

champollion-a-pedra-de-rosetta

 O erudito francês Jean-Françõis Champollion (1790-1832) soube que os hieróglifos gravavam o som da língua egípcia. Isso deixou o mundo saber as bases do conhecimento da língua e a cultura egípcia da antiguidade. 
Champollion deu um passo crucial na compreensão da escritura egípcia antiga quando reconstruiu o alfabeto de hieroglíficos que se usava para escrever os nomes dos governantes não egípcios.
Anunciou seu descobrimento, que havia baseado na análises da Pedra de Rosetta e outros textos, em um artículo da Academia de Inscrições e Belas Letras de Paris em sexta-feira 27 de setembro de 1822. A audiência incluiu a seu rival inglês Thomas Young, que também era tratado de decifrar hieroglíficos egípcios.

 

ONDE ESTÁ A PEDRA DE ROSETTA HOJE EM DIA

Depois que a Pedra foi enviada a Inglaterra em fevereiro de 1802, foi apresentada ao Museu Britânico de Londres por George III em julho desse ano. A Pedra de Rosetta e outros esculturas foram coloca dadas em estruturas temporais nos terrenos do Museu porque os pisos não eram o suficientemente fortes como suportar seu peso.
depois de uma petição de fundos ao Parlamentos, os Curadores começaram a construir uma nova galeria para galeria para casa essas aquisições.
Hoje em dia, a Pedra de Rosetta pode ser vista na Galeria 4, na galeria de esculturas egípcias.

Fonte

Postar um comentário

0 Comentários