Paititi-a-cidade-perdida-do-peru
 

O Grande Paititi, a cidade perdida dos Incas, o "El Dorado", a cidade de Ouro dos Incas, não é simplesmente uma história contada de geração em geração, mas um grande desafio para a arqueologia encontrar essa cidade milenária, o Grande Paititi do Peru.
 Arqueólogos, aventureiros, buscadores de tesouros e muitos, realizaram expedições desde 1636 da data, mais não conseguiram encontrar algo da suposta cidade de ouro; e isso pode ser porque, dizem que o grande Paititi está sob magia inca e perdida ao leste dos Andes, naquelas regiões inacessíveis da selva tropical do amazonas.
Um claro relato dessa maravilha ainda oculto se encontra nos textos das crônicas do magistrado espanhol Juan de Lizarazu e Garcia Recain em 1635, onde se fala da correia de ouro do inca Huayna Qapac e sua viagem de retorno ao reino de seu pai Manco Qapac, no Paititi.
O enigma arqueológico maior da América do Sul, gira em torno ao rei Inkarri que depois de fundar as comunidades de Q'ero e a cidade imperial de Cusco, se isolou na selva de Pantiacolla, a viver seus últimos dias na cidade de seu refúgio: Paititi.
E isso sustenta o arqueólogo italiano Mario Polia, que descobriu os arquivos dos Jesuítas em Roma um noticia da missionária Andrea Lopez que data desde os 1600 anos, onde se fala da cidade rica em ouro, prata e jóias, localizada em meio da selva tropical, próximo de uma catarata chamada Paititi pelos nativos.

  

A LENDA DE PAITITI


paititi-antiga-cidade


A teoria que tem mais credibilidade é sobre a morte de Atawualpa, o inca soberano que faleceu na chegada dos espanhóis quando o império inca estava em seu apogeu, mais desgarrado por uma guerra cívil entre Huascar, os herdeiros legitimam do trono dos Incas, e seu semi-irmão Atawualpa.
Fecha onde o espanhol Francisco Pizarro aproveita a guerra civil para capturar a Atawualpa, quem propôs aos espanhóis entregar todo o tesouro oculto em troca de sua liberdade.
Comprometeu-se em encher de ouro toda a sala do palácio onde se encontrava retido, e outras duas salas, então Pizarro aceita deslumbrado pelo que propôs o inca.
Tratava-se da cara escondida do Império inca, de um feudo secreto dos Incas? Ninguém sabe.
Porque ninguém encontrou ainda esta misteriosa cidade perdida.
E lá também onde haviam sido escondidos com urgência todos os tesouros do império inca depois da chegada espanhola.
Por tanto, ao longo dos anos e mais na época da invasão, os espanhóis chegaram em barcos repletos de toneladas de ouro, prata e objetos preciosos do Cusco e suas cidade incas em todo o Tawantinsuyo, e a pergunta era.
Onde saia tanto ouro, inclusive para cobrir com folhas de ouro palácios incas?

 

EXISTÊNCIA DE PAITITI

 

O catedrático arqueólogo finlandês, Martin Phasy, suste que se a cidade inca de ouro, o Grande Paititi na selva profunda de Mãe de Deus, onde os incas logo da chegada espanhola decidiram ocultar seus tesouros nos Andes, na Selva inacessível de Pusharo onde estão ocultos povos indígenas dos machiguengas, nos anos de 1542.

Fonte