Explosões solares não dão trégua, e situação já preocupa cientistas
As explosões solares estão incessantes...
As erupções solares continuam, e já vão para o quinto dia consecutivo. Como informamos aqui em nosso site no último dia 9, a mancha solar AR2297 havia produzido uma grande explosão, que causou um blecaute de rádio no lado diurno do planeta.
E como os meteorologistas espaciais haviam previsto, a mancha solar AR2297 não para de causar explosões e Ejeções de Massa Coronal (EMC). Nos dias 09 e 10 de março, a Terra recebeu novas ondas de radiação provenientes de outra grande explosão de classe M5, o que causou novos apagões de rádio de baixa frequência sobre o Pacífico Sul. Imagens feitas pelo Observatório Solar Dynamics da NASA registraram o momento que a explosão solar aconteceu, liberando UV extremo para o espaço:
Os coronógrafos SOHO registraram ainda várias Ejeções de Massa Coronal emergindo do local da explosão. A massa de plasma está viajando longe da linha entre a Terra e o Sol, portanto não devemos esperar um impacto direto, mas os meteorologistas já adiantam: a Terra deve enfrentar uma tempestade geomagnética de nível G1 entre os dias 12 e 13 de março.
A mancha solar responsável por essas explosões e ejeções está quase ficando de frente para a Terra, e se tamanha atividade continuar com a mesma intensidade, a Terra poderá receber um impacto direto de uma EMC nos próximos dias.
A mancha solar que está chamando tanta atenção é conhecida como AR2297.
Ela é tão grande que pode até ser vista em fotos feitas por câmeras
caseiras. O astrônomo amador John Chumack conseguiu registrar a mancha
gigantesca na coroa solar. Como ele mesmo disse, "parece uma gigante
tartaruga do mar". Ele utilizou um telescópio solar em seu quintal, em
Ohio, nos EUA, no último dia 9 de março.
Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol, principalmente se estiver usando algum instrumento ótico sem a devida proteção. Isso pode causar cegueira permanente!
A mancha solar AR2297 abriga energia suficiente para poderosas explosões magnéticas. Os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 60% de novas explosões solares de classe M para as próximas 48 horas, e 10% de chance de explosões de classe X, as mais poderosas.
ATUALIZAÇÃO - 11 de março às 17h50
A mancha solar AR2297 produziu mais uma grande explosão solar, dessa vez foi de classe X2 (que são os tipos mais potentes de flares). Essa explosão ocorreu às 16h22 UTC (13h22 pelo horário de Brasília), causando interrupções de rádio e perturbações magnéticas no lado diurno do planeta. Pelo tamanho da explosão, é de se esperar que ela seja seguida de uma forte EMC. Estamos aguardando imagens atualizadas do coronógrafo SOHO para confirmar essa suspeita.
ATUALIZAÇÃO - 12 de março às 17h30
Várias Ejeções de Massa Coronal menores foram lançadas para o espaço, e devem atingir a Terra de raspão entre hoje (quinta-feira) e sábado, dia 14 de março. Como é possível observar através do monitoramento do Sol (HMI Continuum) , a mancha solar AR2297 acaba de ficar de frente com a Terra. Os próximos 2 dias são os mais críticos, pois qualquer EMC será direcionada diretamente para a Terra. Levando em conta o nosso campo magnético um tanto enfraquecido das recentes EMCs, podemos considerar essa situação como "delicada".
Fonte: Galeria do Meteorito
Comentários
Postar um comentário