Cientistas descobrem novo mamífero que sobreviveu à extinção dos dinossauros
Um estudante de pós-graduação encontrados os fósseis de animais de pequeno porte nos Estados Unidos - ele viveu 65 milhões de anos atrás e parecia um rato.
Ao fazer escavações no ano passado, durante a sua primeira pesquisa de campo, Carissa Raymond descobriu algo extraordinário. Um estudante do segundo ano de geologia na Universidade de Nebraska-Lincoln explorar o solo em uma região pantanosa chamada Kimbeto na Bacia de San Juan, New Mexico, quando se deparou com um punhado de dentes escurecidos dotados de características peculiares. Cada dente teve várias dicas, odontologia que dá o nome de cúspides. Quem tinha a dentição por isso foram os multituberculados, um grupo extinto de mamíferos primitivos que viviam à sombra dos dinossauros para 100 milhões de anos.
Pequenos animais parecidos com roedores atuais conseguiram encontrar uma maneira de sobreviver aos eventos cataclísmicos que dizimaram os lagartos - e os fósseis encontrados pela universidade pertencia a apenas uma dessas espécies, chamado Kimbetopsalis simmonsae. As análises indicaram que espécime que caminharam sobre a Terra há 65 milhões de anos atrás, mais ou menos na época da extinção dos dinossauros. "Quando Carissa encontrado essa coisa e trouxe-o para mim, eu suspeitava imediatamente que era algo novo", disse ele em um comunicado Thomas Williamson, curador e líder de projeto do Museu de Ciência e História Natural do Novo México. "Eu nunca vi nada parecido."
E, de fato, não é todo dia que um fóssil como este se encontra. Na verdade, foi a primeira vez em mais de 100 anos que um novo mamífero multituberculado foi descoberto na região da Bacia do San Juan. A espécie foi descrita em um artigo no prestigiado Jornal de Zoologia da Linnean Society. Os cientistas sabem muito pouco sobre este grupo de animais. Seus fósseis são sempre encontrados em pequenos fragmentos, principalmente na América do Norte e Ásia. Sabe-se que eles vieram para cerca de 160 milhões de anos atrás e desapareceu cerca de 40 milhões de anos. Depois que os dinossauros foram extintos, os multituberculados cresceu em tamanho até com o tamanho médio de um castor. O surgimento de roedores para 57 milhões de anos ea concorrência subsequente entre os dois grupos pode ter levado ao desaparecimento de animais mais primitivos.
Fonte: revistagalileu
Comentários
Postar um comentário