É a Poeira vinda do Saara que fertiliza a Amazonia

É a Poeira vinda do Saara que fertiliza a Amazonia


 Todo o ecossistema da Amazônia depende da poeira do Saara para reabastecer suas reservas perdidas dos nutrientes.


a-poeira-da-saara-fertiliza-a-floresta-amazonica

Uma quantidade significativa de poeira do deserto do Saara "viaja" mais de dois mil quilômetros que chegam ao Amazon, está mostrando um vídeo recém-lançado pela Agência Espacial Americana (NASA). A informação, no entanto, não é exactamente novo.

Os dados da NASA que mostram a relação entre o deserto ea floresta foram coletados entre 2007 e 2013, apesar do fato já conhecido por muitos anos, os cientistas antes. Agora você tem dados mais precisos sobre o fenómeno.

Estima-se que cerca de 182 toneladas de pó em todo o Oceano Atlântico vindo para o continente americano - cerca de 27,7 milhões queda na floresta. Desse total, 0,08% é de fósforo (nutriente importante para as plantas), de acordo com pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA), o que equivale a 22 toneladas.


o-saara-e-a-amazonia


Esta quantidade de fósforo, de acordo com o estudo, é suficiente para satisfazer a necessidade de nutrientes que a floresta amazônica perdeu com fortes chuvas e inundações na região.

"Todo o ecossistema da Amazônia depende da poeira do Saara para reabastecer suas reservas de nutrientes perdidos", diz o coordenador do estudo, Hongbin Yu. Ele confirma o que muitos, mesmo sem base científica, repetido por algum tempo: "Este é um mundo pequeno e estamos todos conectados."

O rico nutriente pó vem principalmente de uma região conhecida como Depressão Bodele, localizado no país Africano Chad, que foi formado após o maior lago da África seca - cerca de mil anos.

A maior parte da poeira, no entanto, permanece suspenso no ar, enquanto 43 milhões de toneladas vão para o Mar do Caribe. O estudo, que só foi possível graças à recolha de dados por satélite Calipso, a NASA foi publicado na revista Geophysical Research Letters, veja aqui. A agência lançou uma animação em 3D que ilustra como tudo acontece, confira:


Fonte: ciclovivo



Comentários

Postagens mais visitadas