Arqueólogos peruanos descobriram novos geoglifos na Linha de Nazca

 
mapa-linhas-de-nazca

Através de uso de drones, os arqueólogos peruanos descobriram mais de 50 novos geo-glifos na província adjacente de Palpa. As imagens se trata de traçados sobre a superfície da terra em "linhas quase finas para se ver ao olho humano".
De acordo com esta investigação, algumas das linhas que foram recentemente descoberta pertencem a cultura Nasca, que dominou a área desde o ano 200 até 700 d.C. Por enquanto, os arqueólogos suspeitam que as culturas anteriores de Paracas e Topará esculpiram muitas das imagens recentes descobertas entre 500 a.C e 200 d.C.
A diferença das icônicas linhas de Nasca, os antigos glifos de Paracas foram traçados nas ladeiras. Ainda, enquanto as linhas de Nasca  consistem em linhas ou polígonos, muitas das novas figuras Paracas representam aos humanos 

 
as-linhas-de-nazca

"A maioria destas figuras são guerreiros", declarou a National Geographic, o arqueólogos Luis Jaime Butters, co-descobridor dos novos glifos. "Eles poderiam ser visto desde certa distancia, pelo que as pessoas havia visto, mas com o tempo, foram completamente apagados". 
De acordo com a publicação, " os novos geo-glifos adicionam datas relevantes sobre a cultura Paracas, assim como a misteriosa cultura Topará, que marcou transição entre os Paracas e os Nasca, Séculos antes de que fizeram as famosas linhas de Nasca, as pessoas na região estava começando com as fabricações de geo-glifos em forte escala. 
O arqueólogo do Ministério da Cultura, Johny Isla, chefe restaurados e protetor das Linhas de Nasca, disse que isto significa que é uma tradição de mais de mil anos que precede aos famosos geo-glifos da cultura Nasca, o que abre a porta a novas hipóteses sobre a função e significado. 

Fonte: elcomercio