A Lenda do Sumé - O Santo que andou pelo Brasil

A Lenda do Sumé - O Santo que andou pelo Brasil

a-lenda-do-sumé-o-deus-que-andou-pelo-brasil

Sumé para os índios  é conhecido como o deus branco, teria chegado antes do descobrimento do Brasil, e os índios venerava como um deus, o padre Manuel de Nóbrega relatou algumas histórias que os índios contava sobre um deus que era conhecida como Sumé. Sumé tinha poderes que os índios nunca vistos, como controlar o tempo, dominar as ondas do mar, e de acalmar os animais selvagens, quando queria, podia andar distancias com uma pisada só, ele teria aparecido de forma misteriosa e era bem e sua cor era diferente das dos índios, era um homem branco,  tinha o poder de andar por cima das águas e tinha cabelos e barbas brancas. Sumé ensinou aos índios a arte da agricultura e também teria ensinados como transformar a mandioca em farinha e os espinhos anzóis, e ensinou as regras morais. Tinha o poder de curar feridas e diversos males sem cobrar nada em troca. Mas os caciques ficaram com ciumes da bondade de Sumé, então os caciques tentaram matar Sumé dando flechadas após Sumé ter acordado, mas as armas que os caciques  jogava contra Sumé retornava de volta para os atiradores. 

a-lenda-do-sumé-o-santo-que-andou-pelo-brasil

Os índios ficaram espantados com a facilidade dele como ele tirava as flechas e não saia nenhum pingo de sangue. Após a tentativa de assassinato contra Sumé dos índios, Sumé teria andado de costas para o mar até atingir as águas e foi embora por cima das águas, mas deixou  vários rastros gravados em uma pedra na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
Sumé deixou dois filhos, Tamandaré e Ariconte, que eram bem diferentes entre eles, cada um tinha uma natureza diferente, e os dois não se davam bem.
Os colonizadores católicos começaram a falar que Sumé era, de fato, o apóstolo cristão São Tomé, que segundo a lenda, teria viajado para a Índia para pregar o cristianismo. 

a-pegada-do-sumé-no-brasil

 Mas, encontraram-se características  que se parecia iguais a São Tomé. 

Dizem os jesuítas, que Sumé teria sido expulso os Tupinambaense ao ter proibido a poligamia e o canibalismo. Existe a lenda que Sumé também passou pelo Paraguai, e depois foi para o Peru, teria aberto um caminho chamado de Peabiru, que se traduz por Caminho das Montanhas do Sol ou Caminho do Peru. O caminho, que ia do litoral paulista até assunção, e que cruza o estado do Paraná, e teria servido de uso aos colonizadores europeus que fizeram expedições em 1769.
Existe outras lendas em vários países da América latina onde relatam que Sumé passou, Colômbia, Costa Rica, Cuba, até no México.

Comentários

Postagens mais visitadas