Os fantasmas do Voo 401 da Eastern Air Lines

A tripulação do Eastern 401

Os fantasmas do Voo 401 da Eastern Air Lines


Em 29 de dezembro de 1972 o voo 401 da companhia Eastern Air lines caiu nos Everglades da Flórida, nos Estados Unidos. O acidente supostamente a morte de 101 pessoas e muitos de feridos, só sobreviveram 77 pessoas, embora dois delas faleceram dias depois do acidente.
O motivo foi um erro humano, uma falha da tripulação que ao apoiar-se na coluna do controle tentando mudar a bombilha do controle de PA passou de CMD a CWS, que permitia manobrar o avião com o piloto automático recebendo dos controles manuais.
 Como consequência, o avião foi perdendo altitude gradualmente sim que a tripulação notaria que o avião ia cair. Todo prova que o cansaço da tripulação e a falta de conhecimentos de CRM  que significa (Crew Resource Managent, Gestão de Recursos da Cabina, em português).

Os fantasmas do Voo 401


Porém, este não é o motivo pelo que o voo 401 da empresa Eartern Air Lines é uma história digna do quarto milênio.
Tempo depois, algumas peças do avião que sofreu o acidente foram reutilizadas em outros aviões e, curiosamente, começaram a aparecer testemunhos de pessoas que - desconhecedoras do que aconteceu com o tal avião afirmavam ter visto alguns tripulantes fantasmas, que lhe advertiam dos perigos. 

os fantasmas do voo da Eastern Air Lines

Tais eram suas descrições que chegou a identificar os mortos fantasmas, como o mecânico de bordo, Dan Repo e o Comandante Bob Loft. 
As histórias em pouco tempo se espalhou, até tal ponto que os gerentes da empresa advertiram aos seus empregados do que poderia ser despedidos se fossem surpreendidos relatando essas histórias de fantasmas.
Este acidente e suas consequências chamou o interesse de vários, até chegaram a publicar dois livros sobre as histórias: 
O fantasma do Voo 401 (1976), escrito por Jonh G. Fuller, e Crash (1977), escrito por Rob e Sarah Elder. Mas tarde, em 1978, rodaram alguns filmes sobre o fato.
O voo 401 da Eastern Air Lines foi o primeiro acidente de um avião de fuselagem e, em seu momento, consideou-se como o mais grave nos Estados Unidos Desde a colisão aérea em Nova York de 1960 que deixou 134 mortos. Não foi superado até 1979 com o acidente do voo 191 da America Airlines, que causou 273 mortos.

Fonte: abc

Comentários

Postagens mais visitadas