Gigante cometa verde está chegando ao sistema solar e poderá ser visto em agosto de 2018

Gigante cometa verde está chegando ao sistema solar e poderá ser visto em agosto de 2018

Gigante cometa verde está chegando ao sistema solar e poderá ser visto em  agosto de 2018

Um astrononomo austríaco amador chamado Michael Jäger capturou uma imagem impressionante do cometa Pan-STARRS (C / 2017 S3), que aumentou seu brilho e parece cercado por uma enorme nuvem de poeira e gás verde, que foi apelidado como o 'Incrível Hulk'. O cometa verde se aproxima do sistema solar, e sua nuvem de poeira e gás é tão brilhante que alguns astrônomos estimam que em breve poderá ser visível a olho nu no céu noturno de algumas partes do mundo. http://www.milenio.com/ciencia-y-salud/gigantesco-cometa-verde-aproxima-sistema-solar
O cometa PANSTARRS (C / 2017 S3) foi descoberto pela primeira vez em setembro de 2017 pelo telescópio PanSTARRS - a versão inglesa do Telescópio Panorâmico e Sistema de Resposta Rápida - localizado no Havaí. Estima-se que sua atmosfera tenha cerca de 260.000 quilômetros de largura: quase o dobro do tamanho do planeta Júpiter. Apesar deste tamanho impressionante, nuvem esverdeada de poeira Pan-STARRS (C / 2017 S3) é instável, e os astrônomos não sabem se ele vai se desintegrar quando se aproxima o nosso Sol, ou ganhar impulso para projetar para os confins do universo.  
Astrônomo Bob King escreveu em Sky revista astronomia e Telescópio que "o cometa olhou desconfiado de gás" para que aplicados alguns filtros que lhe permitiu capturar o tamanho e brilho de seu cabelo, que é um sinal claro de uma explosão de gás no interior. Essa explosão, causada pelo aquecimento de gás que permaneceu congelado, poderia continuar ou destruir completamente o cometa antes que ele atinja nosso sistema solar.




cometa vai passar pelo sistema solar em agosto de 2018

O que tem sido mais interessante para os astrônomos é que o cabelo da Pan-STARRS (C / 2017 S3) está aumentando o seu brilho a um ritmo impressionante: somente esta semana, relatou um aumento de 1600%. Para continuar com sua trajetória atual, o 'Incrível Hulk' alcançará seu ponto mais próximo ao nosso Sol por volta de 15 ou 16 de agosto deste ano: a primeira vez que ele está na porção interna do sistema solar. King recomendou aos astrônomos amadores que "esperassem o inesperado" e procurassem por "um cometa desenrolado com uma nuvem vívida de gás ao seu redor".

Fonte: milenio

Comentários

Postagens mais visitadas