Pesquisadores encontraram lago com água em Marte
A Agência Espacial Italiana anunciou que seus científicos após várias pesquisas encontrou água liquida em Marte, Agora se sabe que no planeta vermelho existe um lago subterrâneo, las possibilidades de que nele se encontra vida aumentou, isso foi um dos argumentos dos científicos.
"Se trata de um lago subglacial, isso significa que tem algo parecido a uma calota polar de gelo, igual a nossa calota polar do Polo Sul e o Polo Norte. Na calota de Marte, tem vários quilômetros de espessura de gelo entre debaixo do chão, o que existe é uma bolsa de água de mais ou menos 10 quilômetros de extensão", explicou Douglas Galente, o investigador no laboratório Nacional de Luz Sincroton que está aqui no Brasil e e também é membro da Sociedade Astronomia Brasileira.
A água foi encontrada pelo satélite Mars Express e pelo radar da sonda italiana MARSIS, ambos da Agência Espacial Europeia.
"A importância deste descobrimento é porque é a primeira vez que se encontrada água liquida e permanentemente descongelada na superfície do planeta", explicou Galante, que lembrou que a existência de água é a primeira para que exista vida. Ao menos, segundo a experiencia terrestre.
"Todos os exemplos de vida que temos na terra necessitam de água liquida para sobreviver, para que suas células funcionem.
Se não, porque falamos de buscar outros planetas ou outras luas que poderiam estar potencialmente habitadas, uma das coisas que não se pregunta é se ali existe água liquida?'.
Galante afirmou, que faz 3.500 milhões de anos, que o planeta vermelho tinha uma atmosfera muito parecida com a da terra, e que tinha oceanos e rios.
Um cenário completamente diferente ao atual, em que Marte é hoje, basicamente, "desertos muito frio". Por enquanto, ressalta que, agora que foi descoberto água liquida em Marte, é possível, que existe efetivamente vida longe da Terra.
"A gente sabe que existem muitas possibilidades de encontrar "vida", se bem que nossa sonda ainda não conseguiu encontrar".
Fonte: Mundo Sputniknews
Comentários
Postar um comentário