O código de Hamurábi e as leis da bíblia

o código de hamurabi e as leis da biblia

Hamurabi era um rei da Babilônia , da dinastia dos amorreus. É caracterizado por ter uma boa administração, é considerado como o Primeiro Grande Legislador da história.
Considera-se que o deus Shamash foi quem deu ao monarca as leis. Com o objetivo de estabelecer um estado consolidado, o antigo sistema de autonomia local foi apagado e a autoridade e o poder do soberano receberam um caráter supremo .

O código é uma codificação antiga do mundo antigo, em linguagem acadiana, apresentado em uma estela de basalto 2,25 metros de altura, contém 282 leis que legislam sobre a vida social e privada. questões Alli como a agricultura, danos à propriedade, casamento, tratada sla vitud, propriedade, homicídio e lesões entre outros. Isto é dividido em três partes, 1) o prólogo, que continha a dedicação de Shamash, o deus sol. 2) o código de leis. 3) o epílogo.

O código tem diferentes aplicativos, dependendo do tipo de pessoa a quem ele é aplicado. Existem três classes de pessoas para quem o código teve aplicação. O awelum, o homem livre, da aristocracia, com classe alta, um cavalheiro. O mushkenum, um homem de classe média ou um cidadão privado, um homem pobre. E finalmente o anu ou wardu, que eram os escravos.

As duas últimas classes recebem um tratamento diferenciado que o primeiro, já que se considerou com maior firmeza à punição àquele que cometeu uma injustiça contra a classe mais alta.

Graças ao código, podemos ter uma aproximação muito próxima do comportamento babilônico de quatro mil anos atrás, e também conhecer o modo de vida dos patriarcas bíblicos do antigo Oriente Próximo . Nós temos a peça central de Sara, a esposa de Abraão, quando ela deu seu servo a Abraão para que através dela ela pudesse ter filhos.

  
quem foi hamurabi



Código de Hamurabi
Lei do Mosaico
Pena de morte por roubo de bens da Igreja e do Estado ou por roubo de bens (Lei 6)
O ladrão é punido com o pagamento da vítima (Ex.22.1-9)
Morte por ajudar um escravo a escapar ou por abrigar um escravo fugitivo (Lei 15, 16)
"Você não entregará ao seu senhor o servo que foge dele e vem até você." (Deut 23.15)
Se uma casa ruim causa a morte de um filho do dono da casa, a culpa é paga com a morte do filho do construtor (Lei 230)
"Os pais não morrerão por filhos ou filhos pelos pais". (Deut 24,16). "Quem fere seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como a lesão que você tem feito para outro, tal será feito a ele (Lev 24,19)..
Um mero exílio devido ao incesto : "Se um homem de alto nível se unir à sua filha, eles farão com que um cavalheiro saia da cidade". (Lei 154)
Pena de morte por incesto (Lev 18,6, 29)
Distinções de classes: penas severas para aqueles que ferem o membro de uma casta superior. Pequenas penalidades para quem ferir os membros de um tribunal inferior (Lei 196-205)
Você não cometerá injustiça nas provações, nem favorecendo as pessoas nem agradando os grandes (Lev.19.15). Se um homem fere seu escravo ou seu escravo com um bastão e o mata, ele será acusado de crime Mas se eles sobreviverem um ou dois dias eles não serão culpados porque eles pertenciam a eles (Êxodo 21. 20).


Fonte: benjamc87

Comentários

Postagens mais visitadas