A impressionante Cratera de Marte vista pela primeira vez

cratera marte fotos

Kerolev, a impressionante cratera de gelo de Marte que nunca foi derretida, tem 82 quilômetros de largura  e esta localizada nas terras baixas do norte do planeta vermelho, muito próximo a um grande campo de dunas conhecidas como Olympia Undae.
O orbitador Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA, com sigla em inglês), capturou um mosaico com imagens que mostram uma cratera Kerolev em Marte, que durante o ano fica cheio de gelo.
Localizado nas terras baixas do Polo Norte de nosso vizinho planeta, a cratera tem 82 quilômetros de diâmetro e dois de profundidade com 1.8 quilômetros de gelo durante o ano, o que forma 2.200 quilômetros cúbicos de gelo para sempre em Marte, em um terreno com várias dunas, em uma zona que é conhecida como Olympia Undae.

O Fenômeno que faz o gelo nunca se descongele, é conhecida como uma "armadilha de gelo", pois isso é precisamente o que faz. 
O ar que se move sobre o gelo sobe e desce, formando uma capa de ar frio justo por cima do gelo. 

A capa de ar frio atua como uma barreira protetora e ajuda que o gelo permanece estável e não derreta. Esse acontecimento existe por causa que o ar é mal condutor do calor.
Não é a primeira vez que a humanidade investiga a zona desta região de Marte, também tem sido interesse para outras missões, incluindo o programa ExoMars da ESA, cujo objetivo é determinar se em algum momento chegou a ter vida no planeta vermelho.


FATO 


O nome da cratera é em homenagem a Sergei Korolev, ele é considerado como o pai da tecnologia espacial soviética e que executou várias missões importantes como o lançamentos dos primeiros satélites ao espaço.

marte e suas crateras de gelo


O orbitador Mars Express foi lançado no dia 2 de junho de 2003, e chegou ao planeta vermelho em dezembro desse mesmo ano. 
As imagens foram captadas pelas câmeras Estéreo de Alta Resolução (HRSC) com as que foram equipadas a sonda.


Comentários

Postagens mais visitadas