pessoas-viram-os-duendes


Todos os conhecem por vários nomes, dependendo do país de origem.
Muitos são conhecidos por Leprechauns, goblins, pixies, gremlins, gnomos.
O mais certo é que os duende vem da expressão "dono de casa", em referência a seu costume de intrometer-se nos lugares e fazer travessuras nesses lugares, são conhecidos a muitos séculos pela mitologia popular, que os caracteriza como seres de aspecto humanoide, de muito baixa estrutura, pele verde e que podem ter algum tipo de mistério sobrenatural.
Devido a seu carácter ligeiro, malicioso e festivo, lhes atribuem ser os causadores de todo tipo de danos domésticos quando lhes ocorre "visitar" uma casa. Dai que vem sua habilidade para esconder joias ou dinheiro, fazer as coisas ficarem invisíveis, e até mesmo jogar coisas nos pratos de comida e perseguir ou assustar as crianças de menor idade.
A tradição irlandesa conta que São Patrício, o santo patrono da Irlanda, foi quem fundou a primeiro igreja, convidou os pagãos celtas a converter-se ao cristianismo.
Os druidas, os sacerdotes pagãos da Irlanda, temerosos que a fé católica se apoderasse de toda a ilha, eles invocaram um grupo de duendes para que fosse a igreja de São Patrício para fazer todo de tipo de bagunça.
O santo, ao chegar no templo, os expulso dizendo,  "Em nome de Deus TODO PODEROSO eu os expulso, espíritos impuros", coisa que finalmente conseguiu. 
Desde então a imagem do santo é utilizada para afungentar essas criaturas dos lugares. 

OS DUENDES NO BRASIL

No brasil, o duende mais conhecido são os folclore brasileiro, um deles é o saci-pererê, um misterioso negrinho de uma perna só, cujo o proposito é cuidar da natureza e a matança dos animais, junto com a caipora e o curupira e outros.
Os duendes podem viver muitos anos, até mesmo mais de 500 anos.
 No Brasil, o duende mais popular é o Saci-Pererê, um assombroso negrinho de uma perna só, cuja responsabilidade é evitar a depredação da natureza e a matança desordenada dos animais. Cooperam com ele, o curupira, o caapora, entre outros, todos com o mesmo propósito. O nosso Saci, como qualquer duende, pode ser vingativo e cruel para todo aquele que desobedecer suas leis.
Os duendes podem viver vários séculos, ultrapassando 500 anos, mas não são imortais. 

 OS DUENDES NO CHILE


No chile, a presença de duendes não passou em branco. Há alguns anos, em 2014, os jornais relatou o caso de uma família do cidade Einstein, no bairro de Recoleta, cujos filhos pequenos viram um desses seres, que se divertiam cometendo todo tipo de desordem e travessuras.
Um ano antes, em 2013, em Arica, viram que em uma casa de mesma cidade, os duendes bagunçava com os moradores da casa, e lhes faziam desaparecer joias e diversos objetos de valor.
Os duendes são especialistas em magia, adivinhação e ciência oculta. 
Porém, sua magia resultaria ineficaz contra alguém que porte um trevo de 4 folhas.
Fora de serem intolerantes a imagem de São Patricio, lhes poderiam matar com ferro forjado, embora também lhes atribuem vulnerabilidade a prata, igual que os licantropos. 
Sobre a origem dessas criaturas não existe uma explicação clara.
Muitos estudiosos só afirmam simplesmente que são uma réplica imperfeita e torcida do homem.