Matusalém é um dos patriarcas mais importantes que aparece no livro de Gênesis da Bíblia e também um dos mais relevantes na história das principais religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e o Islamismo.
Inclui também o grupo dos chamados patriarcas anti-diluvianos, porque justamente precedeu a Noé, grande herói do Dilúvio universal, de quem era seu avó.
Avó de Noé, filho de Enoque e pai de Lamec, como sabemos, Deus, cansado do pecado e a arbitrariedade humana decidiu castigar a humanidade enviando um tremendo Dilúvio universal, tal como se denominou formalmente na história a esse acontecimento.
Escolheu Noé, descendente direto de Matusalém, para que ter esse cargo de construir a Arca, na qual entraram vários espécies que ia ser salva do Dilúvio que ia acontecer, e também essas espécies iam repovoar o planeta, juntamente com a família de Noé que estariam na Arca.
Tanto Matusalém, como seu neto Noé, são descendentes de Adão e Eva, primeiros humanos da terra e criados por Deus no início do mundo.
O pai de Matusalém foi Enoque, outro dos chamados patriarcas anti-diluvianos.
Matusalém teria um filho chamado Lamec que seria o pai de Noé.
Com Noé justamente termina o grupo denominado como patriarcas anti-diluvianos.
Tudo o que sabemos hoje desses patriarcas, seus antecessores e sucessores, é graça a um dos livros mais importantes da Bíblia como é o Gênesis.
O Gênesis é o primeiro dos livros da Torá e assim mesmo do Tanach, que é a Bíblia Hebraica para os judeus e para os cristãos o Antigo Testamento.
A Torá contem não somente a lei que mantem o povo judeu no mandamento do Criador, mais também para mostrar sua identidade como tal.
Sua denominação não é casual já que em grego esse nome refere a nascimento e origem e esse justamento o que nos relata este livro da Bíblia, o começo de tudo, do mundo, das coisas, dos animais e dos seres humanos, como consequência da ação criadora de Deus, personagem central do mesmo.
A grande longevidade dos patriarcas anteriores ao Dilúvio Universal
Uma das questões que mais se difundiu sobre Matusalém, ainda da mais importância que ocupo na história da Bíblia, é a longevidade que teve em sua vida, uns dizem que ele viveu 969 anos, e por essa questão é que o personagem popular que é lembrado para aquelas pessoas que viveram bastante.
Agora, devemos destacar que foi uma características distinta desses patriarcas de viver muitíssimos anos, por exemplo Noé, viveu 950 anos, quase alcançando seu avó Matusalém,
Logo de Noé,, a esperança de vida cai abruptamente e já os homens não vivem tantos anos, por exemplo Moisés na bíblia diz que ele viveu mais que 120 anos, mesmo assim é muitos anos, se comparar com as pessoas de hoje em dia, por enquanto, entre os 120 anos e os 969 anos de Matusalém existe ume tremenda diferença.
As pessoas que viveram bastante como Matusalém vivem mais além do normal.
Esse feito foi uma características que compartiram esses patriarcas anti-diluvianos e assim mesmo se trata de uma condição que através dos tempos e a evolução do ser humano se voltou certamente fundamental e apreciada para os homens.
Hoje ninguém vive essa enorme quantidade de anos, por enquanto, com respeito a épocas passadas aumentou a esperança de vida.
Os estudos científicos e tecnológicos aplicados na medicina e o tratamento de algumas enfermidades tem sido fundamentais para conseguir viver mais e melhor.
Atualmente não para nada uma exceção encontrar com alguém que viveu mais além dos 90 anos ou 100 anos de idade.
Nos tempos de Matusalém, das histórias bíblicas, não se sabe a ciência certa o porque dessa extrema longevidade, alguns atribuem com a paciência e a vontade de Deus de quem dependia, em tanto, em nosso dias, são as condições do clima positivas, sem contaminação ambiental, junto com a prática de execicios e uma dieta saudável, é dizer, hábitos de vida que incidem diretamente na longevidade das pessoas.
0 Comentários