A matéria escura é um dos grandes mistérios do universo.
Ninguém viu, ninguém sabe o que é, mais cientifico de tudo o mundo tratam de localizar-la.
A observação de uma galaxia desconhecida e das primeiras estrelas antes do Big Bang abrem novas incógnitas.
É algo que rodeio a todos, todos no universo pensam nisso, mais que todos e inclusive os científicos podem ver.
A matéria escura é um dos grandes mistérios do universo. Na realidade ninguém sabe o que é, mais como se sustenta em leis físicas consolidadas como, por exemplo, o denominado de um principio de conservação do momento angular.
Quase nenhum astrofísico duvida de sua existência e inclusive e atribuem o exato dado de construir o 27 por cento do universo...
Em vários argumentos que supera a George Lucas criando ideias da guerra das galaxias, agora resulta que duas características que consideram essenciais dessa matéria escura tem sido questionadas por duas recentes investigações.
A matéria escura é um término genérico para falar de algo que deve de estar no universo, mais que não se pode ver escura.
Fora que esse algo é necessário para a construção das galaxias e não interagem com a matérias visível.
Em uma breve explicação, os planetas de nossas sistemas solar giram em volta do Sol sem ser engulidos por ele, porque existe um equilibrio entra a massa do planeta, sua distância do Sol e a velocidade a que se move em sua orbita.
Digamos com permissão dos físicos que existe uma formula na qual é conjugado esses três fatores que podem estabelecer uma regra universal: se a massa é "x" e a distância é "y", a velocidade tem que ser "z".
Em 197444 a astrônoma Vera Rubin observou que isso não acontecia na mesma maneira na medida que ficava mais longe do centro galático (a massa e a velocidade não se relacionava da mesma forma).
Como aquilo vinha a contradizer todas as leis físicas concluiu que tem tem que ter uma massa escondida, a massa que seria necessária para que essas leis sigam sendo válidas em todo o universo.
Isso viria a ser matéria escura, que não se vê porque não emite luz nem radiação eletromagnética, de seu feito sobre a gravitação das galáxias.
O último alarme se produziu ao encontrar uma galáxias difusa que apenas se detecta matéria escuro. Como ela se formou?
Uma equipe internacional de científicos liderado por Pieter Van Dokkum, da Universidade de Yale nos Estados Unidos, publicou os resultados da primeira observação de uma galáxia muito longe.
Ela é chamada por NGC1052-DF2 e é uma galáxia difusa porque emite pouca luz e se encontra a 65 milhões de anos luz de nosso planeta, na constelação Cetus.
O tamanho da Via Láctea mais, ao contrario que nossa galáxia, apenas se detecta na matéria escura.
Em qualquer caso, o mesmo adverte de que se trata só de uma observação. Agora, astrônomos de todo mundo trataram de buscar mais galaxias sem matéria escura, o que constituiria uma nova especie de galaxia sem matéria escura.
A partícula fundamental da qual a matéria escura seria feita.
Mas esses dados provocam outra questão: se a matéria escura é responsável pelo resfriamento do hidrogênio que a originou, isso significa não apenas que ela realmente existe, mas também que eles interagiram de uma maneira até então desconhecida. Ou seja, pela primeira vez, seria mostrado que a matéria escura interage com a matéria visível e não apenas com a gravidade.
0 Comentários