Um exame de um antigo altar de pedras descoberto na Jordânia em 2010, foi descoberta inscrições que documentam uma guerra na qual o reino moabita teve o controle de Ataroth do Reino de Israel.
Descoberto dentro de um santuário do moabita da antiga ruína de Ataroth, na Jordânia.
Descoberto dentro de um santuário do moabita da antiga ruína de Ataroth, na Jordânia.
Informaram que tinha duas linhas de inscrições, escritas do antigo idioma moabita, com números tirado do sistema da escritura hierática egípcia.
A primeira inscrição parece descrever uma quantidade de broze, que foi roubada da cidade de Ataroth durante a conquista.
Informaram que os investigadores especulam prova da guerra podem ter sido oferecidos neste altar.
A segunda inscrição segue sendo um mistério para os especialistas já que está junta.
Porém, puderam descifrar que "4.000 homem estrangeiros foram dispersados e abandonados em grande número", e que a cidade de Ataroth depois da conquista foi descrita "como desolada".
Isso sugero que os moabitas foram vitoriosos, dispersaram as forças restantes de Israel, e tomaram a cidade.
Mais não fica muito claro sobre o altar, os investigadores usam a teoria de que a cidade e o tema das inscrições sugerem que poderiam estar referindo-se da rebelião moabita contra Israel e a captura de Ataroth.
Essa teoria está respaldada por menções da rebelião da Bíblia Hebraica, que documenta um grande dízimo que Moab teria que pagar a Israel anualmente.
As inscrições escavadas no altar de pedra confirmam os registros bíblicos desta guerra entre os antigos israelitas e os moabitas, que em sua vez oferece outro exemplo da autenticidade dos relatos bíblicos, descrita na bíblia no livro (2 reis 3)
Também representam evidência de que a cultura moabita era mais avançada do que se considerava anteriormente, com uma linguagem escrita e hábeis escribas e artesões que podiam imortalizar suas palavras.
0 Comentários