Polo-Norte-indo-em-direção-a-Rússia



Depois de passar o último século no Articulo canadense e aproximar-se recentemente ao polo norte geográfico, o polo norte magnético está desviando para a Sibéria, segundo investigadores os centros Nacionais de Informação Ambiental dos Estados Unidos.
Sua velocidade de deslocamento está aumentando consideravelmente nas últimas décadas.
De fato, enquanto que no século XX mudava quase 10 km ao ano, aos finais dos anos 90 este numero aumentou repentinamente a 40 km, logo a 50 km em 2007, e agora se situa em 55 quilômetros anuais.

o-polo-norte-magnético-está-se-movendo

campo-magnetico-da-terra


Assim, em 2018 o meridiano de Greenwich, deslocou para o hemisfério oriental.
Se supõe que está acelerando nos movimentos do polo magnético norte é resultado de uma forte atividade no núcleo da Terra.
Essas mudanças tem multiplicas consequências em vários campos.
Por exemplo, supõe um impacto na navegação de submarinos, aviões militares e comerciais, assim como satélites além da modificação do ponto localizado na agulha da bússola.
A alta taxa dessas variações obrigou aos cientistas a publicas uma atualização antecipada do Modelo Magnético Mundial (WMM, por siglas em inglês), inicialmente prevista para 2020.
O Modelo Magnético Mundial se elabora cada cinco anos conjuntamente por cientistas americanos e britânicos e se usa amplamente nos sistemas de navegação civis, assim como no Departamento da Defesa dos Estados Unidos, o Mistério de Defesa do Reino Unido, a OTAN e a Organização Hidrográfica Internacional.

o-polo-norte-magnético-esta-se-movendo-para-a-russia


Temos que lembrar que o polo magnético norte é o ponto central do campo magnético da Terra no hemisfério norte e não devemos se confundir com o polo geográfico, que não é outro que o ponto de interseção do eixo da rotação da Terra com sua superfície.