Um asteroide apocalíptico provou a morte e a destruição dos humanos primitivos nos Estados Unidos há 13,000 anos. Segundo os científicos, o impacto explosivo na Groenlândia caiu tanto pó e fuligem que tampou a claridade do Sol.
Isso causou uma catástrofe mundia que aniquilou a vida silvestre em vários continentes e pode ter desencadeado a desaparição repentina de uma civilização na América do Norte.
Conhecido como o povo Clovis, o grupo pré-histórico desapareceu misteriosamente sem deixar rastros há 13.000 anos.
Agora os investigadores da África do Sul dizem que um asteroide gigante foi o responsável.
Sugerem que uma pedra espacial caiu na Groenlândia há vários milénios em um lugar onde os científicos encontraram uma cratera de 30 quilômetros de largura em novembro de 2018.
Os científicos basearam sua hipóteses em um depósito de platino encontrado em um sitio de Wonderkrater, na África do Sul.
Essa peça de metal se alinha com depósitos de platino que se encontram em outros 28 lugares em todo mundo, o que sugere que uma grande quantidade de pó em platino ficou no ar até uns 12.800 anos.
O platino é um metal raro na Terra, mais se encontra em grandes quantidades em meteoritos. A quantidade de depósitos ricos em platino sugere um grande impacto de meteorito com a Terra nesse momento.
Segundo o novo estudo, a colisão pode ter causado o Younger Dryas, um período bem documentado na qual as temperaturas da Terra se ficava era desmoronou a 12.800 a.C a 11.700 a.C.
Aproxidamente nessa época, vários animais se extinguiram. Esses incluíram mamutes na Europa, grandes bisontes na América do Norte e os Bichos-Preguiças na América do Sul.
O impacto aparentemente aniquilou a um grupo de humanos pré-históricos chamados os Clovis.
A causa desse evento de enfriamento se debateu muito, mais o novo estudo afirma contro versalmente ter resolvido o mistério.
"Nosso encontro respalda ao menos parcialmente a muito controvertida hipóteses de Younger Dryas Impact", disse o científico professor Francis Thackera.
"Necessitamos seriamente explorar a opnião de que um impacto de asteroide em algum lugar da Terra pode ter causado a mudança climática a escala global.
Poderia ter contribuído em certa media com o processo de extinção de grandes animais no final do Pleistoceno, depois da última idade do gelo".
Depois do suposto impacto, houve "uma terminação dramática da tecnologia de ferramentas de pedra das pessoas de Clovis", na América do Norte.
Desaparições abruptas semelhantes se vieram ao redor desse época na África, segundo o registro arqueológico.
Os científicos detectaram uma "terminação quase simultânea da industria de artefatos de pedra Robber" na África do Sul, disseram os investigadores.
"Sem discutir necessariamente um fato causal a escala global, insinuamos com cautela a possibilidade de que essas mudanças tecnológicas, na América do Norte em no subcontinente africano, aproximadamente ao mesmo tempo, associaram inderitamente com um impacto de asteroide com maior impacto consequências globais", adicionou o professor Thackeray.
"Não podemos estar seguros, mais um impacto côsmico poderia ter afetado aos humanos como resultados das mudanças locais no meio ambiente e a disponibilidade de recursos alimentários, associados com a mudança climática repentina".
Qual é a diferença entre um asteroide, um meteorito e um Cometa?
Isso é o que necessita saber, segundo a NASA...
Asteroide: um asteroide é um pequeno corpo rochoso que orbita próximo ao Sol. A maioria se encontra no cinturão de asteroide (entre Marte e Júpiter), mais podem estar a qualquer lugar (inclusive em um caminho que pode impactar com a Terra)
Meteoroides: Quando dois asteroides se chocam entre si, as pequenas peças se desprendem, e vão se chamar meteoroides.
Meteorito: Se um meteoroide entra na atmosfera da Terra, começa a evaporar-se e logo se converte em meteorito.
Na Terra, verá como um raio de luz no céu, porque a pedra está queimando.
Meteorito: Se um meteoroide não se evapora por completo e sobrevive a viagem através da atmosfera da Terra, pode aterrizar na Terra. Nesse ponto, se converter em meteorito.
Cometa: Como os Asteroides, um cometa orbita ao redor do Sol.
Porém, em lugar de estar feito principalmente de pedra, um cometa contem muito gelo e gás, o que pode dar lugar a formação de caudas incríveis atras deles (graças a vaporização do gelo e o pó).
A maioria dos científicos pensam que Younger Dryas foi provocado por mudanças nos sistemas de circulação oceânica da Terra.
Não existe provas de nenhuma maneira, pelo que causa do evento catastrófico segue sendo um mistério até agora.
0 Comentários