já-vivemos-isso-antes


 PORQUE AS PESSOAS TÊM O DÉJÁ VU?

 

O Déjà vu é uma experiência que todos vivemos em nossa vida cotidiana e é o fato de pensar que uma situação que já sentimos antes. 
Essa sensação nos deixa um pouco pensativos e sem saber por que isso acontece. É conhecido também como paramiísia e está cheio de curiosidades. Hoje, na vida cotidiana vamos falar do Déjà vu.
Todos sabem que e o que significa Deva vu, embora não sabemos o porquê que isso acontece entre as pessoas.   
O termo Déjà vu foi descrito por um investigador chamado Emile Boirac, e o colocou em seu livro "L'Avenir des Sciences psychiques" (o futuro das ciências psíquicas).


o-que-é-deja-vu


UMA SENSAÇÃO MUITO COMUM


Muitas pessoas tiveram contato com o passado em uma situação muito curiosa, que possa ser em uma cidade, um movimento ou uma situação que tenha guardada no cérebro como se fosse algo que já tivesse acontecido.
Essa sensação ocorre com 60 a 70% da população. Por outro lado também temos que dizer que não é uma experiência do século XX ou XXI já que não existem textos antigos que demonstram que nossos antepassados também sofreram com essas experiências. 

 OS TIPOS DE DÉJÀ VU


Existem três tipos de Déjà vu e se classificam em função da Experiência que temos vivido. Vamos falar deles.

1° DÈJÀ VECU


Já vivido ou já experimentado. O Déjà vu vécu é o mais completo dos 3 e muitas vezes deveríamos mencionar Déjà Vécu em vez de Déjà Vu. Seja falar ou contar uma história, ou o momento exato no qual ocorre uma ação, que pensamos que já vivemos. 
Essa experiência é a sensação mais comum dos tipos de Déjà vu.

2° DÉJÀ SENTI 


Como sua própria palavra o indica, significa "já sentido". Uma experiência que aparentemente vivemos mais que não somos capazes de explicar nem lembrar com o tempo.

3° DÉJÀ VISITEI 


O Déjà visitei é a sensação de conhecer um lugar, cidade, interior da casa, quando é a primeira vez que a visitamos. Essa sensação é a mais desconcertante e em algumas ocasiões pensamos que algo mais que a ciência interage com esse tipo de Déjà vu.
Porém, por ser mais estranha, é que ocorre com menos frequência.

o-porque-do-deja-vu



COMO EXPLICAM OS CIENTISTAS SOBRE O DÉJÀ VU


Pela natureza oculta dessa sensação, o Déjà vu tem sido objeto de estudo durante muitíssimos anos. e há coisas que ainda não está compreendida. 
Tentou reproduzir a experiência Déjà vu de forma "artitifial" em um laboratório como resultados negativos até 2006.
A ciência, que tenta dar explicação racional, estabelece que em vez de ser o resultado de uma experiência paranormal como reencarnação ou precognição, a sensação de Déjà vu ocorre por uma anomalia ou defeito comum na mente do ser humano.
É dizer que nosso cérebro se equivoca al pensar que uma situação já vivida quando na realidade é o contrário, é uma experiência nova. 
A justificativa dessa explicação se base que quando vivemos o Déjà vu, nos deixa uma forte lembrança da situação mais não somos capazes de explicar como ocorrem. É algo parecido ao que sentimos em um pesadelo, em onde podemos explicar com todo detalhe  a situação que vivemos no sonho mais não algumas questões como y porque chegamos a esse momento prévio do pesadelo. 

eu-ja-vivi-isso


Para dizer de alguma maneira, nosso cérebro tem uma memória em longo prazo e uma memória em curto prazo. A paramnesia poderia ser explicada quando existe uma desordem ou mistura entre a memória e o consciente. 
O ser humano sabe destinguir que o real e o irreal na maioria das ocasiões, mais existem vezes que nossas mentes tenha outras sensações, pelo que as vezes que nossas experiências irreais "sonhos ou pesadelos" se misturam no "conteúdo" da mente real, parece que já tivesse sido vivido. 
Também precisamos saber que existe o termo oposto a paramnesia, que não é reconhecer uma sensação já vivida. Chama-se Jamais vu, "que sentimos os fenômenos psíquicos.