aquecimento-na-antartida


 Os científicos na Antártida registraram uma nova temperatura recorde de 20,75 graus Celsius (69,35 Fahrenheit). 

Esse novo registro do clima quebrou a barreira de 20 graus pela primeira vez no continente, disse um investigador na quinta-feira.
"Nunca vimos um temperatura tão alta na Antártida", disse à AFP o científico brasileiro Carlos Schaefer.
Advertiu que a leitura, tomada em nove de fevereiro em uma estação de monitoramento em uma ilha ao extremo norte, "não tem sentido em termos de uma tendência na mudança climática".
Segundo o científico, porque é uma temperatura unica e não forma parte de conjunto de dados em longo prazo.
Mais as notícias do que o continente gelado agora está registrando temperaturas nos relativamente temperados anos 20 é provável que alimente ainda mais os temores sobre o aquecimento do planeta.
A leitura foi tomada na ilha Seymour, parte de uma cadeia da península que se curva desde o extreme norte da Antártida. A ilha é à base de investigação de Maranbio. 
Schaefer, um científico do chão, disse que a leitura se tomou como parte de um projeto de investigação de 20 anos sobre o impacto da mudança climática na região.




A ANTÁRTIDA ESTÁ FICANDO QUENTE

"Não podemos usar isso para antecipar mudanças climáticas no futuro. É um ponto dados, disse Schaefer. "É simplesmente um sinal de que algo diferente está acontecendo nessa área".
Ainda assim, adicionou que "uma temperatura tão alta nunca tinha sido registrado na Antártida".
Acelerar a fusão das geleiras e especialmente nas camadas de gelo da Antártida está ajudando a inpulsar o aumento do nível do mar, ameaçando as populações costeiras e as nações insulares.
A noticia chegou uma semana depois de que o Serviço Metrológico Nacional da Argentina registrará o dia mais quente registrado na Antártida Argentina:
18,3 graus centigrados ao meio-dia na base Esperança, localizada sobre a ponta da península antártica.
A recorde anterior era de 17,5 graus em 24 de março de 2015, disse. Fica registrando temperaturas antárticas desde 1961.
A última década tem sido o mais quente registrado, disse Nações Unidas no mês passado, com 2019 o segundo ano mais quente da história, depois de 2016. 
E 2020 parecem que continuará a tendência: o mês passado foi o janeiro mais quente registrado.