as-luzes-de-phoenix
  
As luzes de Phoenix foi um dos avistamentos de óvnis que são mais conhecidos da história pela grande quantidade de testemunhas oculares e registros do incidente.
Tudo aconteceu em 13 de março de 1997. Embora os pseudo-céticos insistam em dividir o incidente em todos os eventos diferentes para tentar esboçar uma explicação prosaica, o correto é que se trata apenas de um, observado por milhares de pessoas e aconteceu em uma distancia de 480 km, desde a periferia do Estado de Nevada até Phoenix, no Arizona.
As noticias iniciais começaram em Henderson, Nevada, onde um homem noticiou ter visto um grande objeto cruzando o céu, com direção noroeste-sudeste e caracterizado por várias luzes definidas em sua parte frontal. 
Seguiram noticias no Arizona e nas áreas de Prescott e Prescott Valley, onde algumas testemunhas descreveram uma formação de luzes voando juntas. No estante, outras pessoas chamaram as autoridades locais dizendo que se tratava de um objeto sólido que tinha essas luzes, dado que ao se mover pelo céu noturno bloqueava a vista das estrelas.
A altitude no qual se movia este grande óvni não foi determinada, mas todas as testemunhas coincidiram que não imitia nenhum som. Na cidade de Dewey, à 16 km ao leste de Prescott, Arizona, seis pessoas afirmaram ver um grande grupo de luzes enquanto se dirigiam para o norte pela estrada 69.
Primeiros avistamentos em Phoeniz Tim Ley e sua família foram os primeiros em avistar as luzes enquanto essas ainda sobrevoavam Prescott Valley. a 100 km de onde estavam eles. E se bem que no início parecia se tratar de objetos dispostos nos céus em formação de arco, ao passar em cima entre as luzes se ampliou consideravelmente e as testemunhas puderam notar que era um enorme em forma de esquadra de carpinteiro, aquele que tinha luzes cruzadas em seu desenho, cinco em total, com uma na ponta e duas a cada lado.

o-mistério-das-luzes-de-phoenix


O objeto prosseguiu seu caminho com direção para Phoenix, onde posteriormente testemunhas em Glendale, um subúrbio ao norte dessa cidade, o viram passar a grande altitude entre às 20:30 e 20:45 horas. 
Evento massivo quando o objeto triangular entrou na área de Phoenix, o caminhoneiro Bill Greiner, que se encontrava trabalhando naquele horário, foi uns dos primeiros em avistar: "Nunca voltarei a ser o mesmo. Antes disso, se qualquer me disesse que havia visto um óvni, eu teria respondido, "certo, e eu acredito nas fadas". Mais agora tenho uma perspectiva completamente diferente, e embora seja um caminhoneiro qualquer, sei que vi algo que não pertence a esse mundo", disse ao relatar sua experiência, e adicionou que as luzes estiveram presentes nos céus por mais de duas horas. As testemunhas e as autoridades demandaram uma explicação se multiplicaram rapidamente naquela noite.

PHOENIX-ARIZONA-LUZES-NO-CÉU


As explicações da Forço Aérea (USAF), posteriormente e antes a pressão do público, diria que as luzes estacionárias em forma de V sobre Phoenix foram explosões lançadas por aviões em um exercício militar. Embora não dariam nenhuma explicação para os demais avistamentos que estava dando mesmo dia desde o Estado de Nevada. 
Para esse último, os céticos dizem que são aviões em formação, embora seja incapazes de explicar o fato que não se ouviu som algum proveniente dos tais aviões ou porque os aviões militares voariam sobre uma área tão extensa, interestatal, para depois deixar cair em umas das maiores e mais populosa cidades do Arizona.
Por isso, insistem em separar o evento em duas partes, uma verdadeira e despreparada apologia da casualidade antes de um avistamentos extramundo de enormes proporções.