descoberta-que-foram-os-indigenas-que-plantou-as-arvores-da-floresta-amazônia

Com a chegada dos conquistadores europeus, a Amazônia se encontrava povoada não somente de várias civilizações indígenas, mais também de uma vasta biodiversidade e vegetal. E de acordo com o novo estudo dirigido pelo Dr. Has ter Steege, da Naturalis Bioversity Center, na Holanda, foi os povos indígenas dessa região quem deram vida na famosa selva amazônica.
Os investidores recentemente descobriram que esses antigos povos indígenas plantaram grandes quantidades das espécies vegetais que atualmente existem na floresta amazônica.
 Parece ser que tudo começou quando os indígenas, buscando uma maior variedade de vegetais para fins alimentícios ou ferramentas manuais, passaram de nômades a sedentários. Esse resultou em 85 espécies de nozes novas nessa região, embora, de acordo com os investigadores, é necessário continuar com as investigações para chegar a conclusões mais concretas.


Quem criou a floresta amazônica


Para o Dr ter Steege, a metade das árvores da selva vem de 227 espécies que os indígenas plantaram na região. De alguma maneira, a Amazônia não era uma terra "pura" antes da chegada dos colonos, que não somente foi responsável de explorar o solo. Tampouco voltaram a biodiversidade na terra. 
Nas palavras do investigador, "as antigas civilizações tiveram uma influência  significativa no desenvolvimento, consciente e inconsciente, da vegetação das regiões em que foram viajando e estabelecendo-se".
Nesse estúdio se encarrega não somente de retornar na história escondida para o homem atual, também de brindar-lhe na importância que merece a sabedoria dos povos indígenas. Essas civilizações que sempre se encontram mais no contato com a natureza, e, portanto com as necessidades mais básicas para transcender.