descoberta-placa-sobre-jesus-ser-filho-da-virgem-maria


Uma placa de 1.500 anos de antiguidade com uma inscrição em grego antigo na qual está escrito "Cristo, nascido de Maria" foi descoberta no norte de Israel, foi anunciado na última quarta-feira pela Autoridade de Antiguidades de Israel.
A descoberta dessa peça foi encontrado no qual seria a primeira igreja bizantina no antigo assentamento de et-Taiyiba, representado, além disso, de das primeiras evidências do cristianismo na região, segundo um comunicado da instituição arqueológica israelita.
"Cristo, nascido de Maria, Essa obra do mais temente Deus e piedoso bispo (Theodo)sius e o miserável Th(omas) foi construída desde o cimento. Que entre deve rezar por eles", disse o texto ao completo e o que se pode ser decifrar. 

Os investigadores descobriram a inscrição descolorida sobre uma parede na entrada no qual era um impressionante edifício bizantino, decorado com pavimentos de mosaicos de desenho geométrico.
Segundo Leah Di Segni, investigadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, que decifrou o texto, a fórmula "Cristo, nascido de Maria" tinha como objetivo proteger a seus leitores do mal olho e era usado, normalmente, no começo de documentos da época. Nesse caso, como se pode ler na inscrição, no período de Teodosio, no qual se refere como o fundador do edifício, e que foi um dos primeiros bispos cristão e que desempenhou no arcebispado regional a autoridade da metrópoles de Bet She'an, na qual pertencia et-Taiyba no vale.

descoberta-em-israel-provando-Jesus-e-Maria

inscrição-descoberta-em-israel

Além disse,, segundo explica Di Segni, "a inscrição saúda aqueles que entram e os abençoa. Portanto, está claro que o edifício é uma igreja e não um monastério: as igrejas saudavam os fiéis quando entravam, enquanto que os monastérios não fazia isso".
Segundo Tzachi Lang e Kojan Haku, da IAA, "essa escavação produziu descobertas de uma variedades de épocas, iluminando sobre a longa sequência de assentamentos em et-Taiyba, e sobre seus estatus no resto dos assentamentos locais"