Terremoto de 8.1 graus na Nova Zelandia pode ter tsunamis


As autoridades da Nova Zelândia ordenaram essa sexta feira 05/03-2021 o retorno de milhares de residentes que evacuaram após a redução do alerta de tsunami que emitiu depois de acontecer vários terremotos desde a madrugada, o mais forte deles com magnitude de 8.1 graus nas ilhas Kermardec, ao nordeste do país.
Não obstante, a Agência de Gestão Nacional de Emergências da Nova Zelândia (NEMA) explicou que se sabe que todas as pessoas que evacuaram podem retornar as suas casas depois de rebaixar a ameaça de tsunami, ainda se esperam correntes de fortes ondas na costa.
O terremoto, que provocou que o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico (PTWC) emitiu um aviso de tsunami, se produziu nas primeiras horas da manhã, horas depois que outros dois de terremotos de 7,4 e 7,3 graus de magnitude, re registraram nas ilhas Kermardec, a uns 960 quilômetros ao norte da Capital da Nova Zelândia Auckland, e a 178 quilômetros ao nordeste de Gisborn, na Ilha Norte do país.
A primeira ministra Jacinda Ardern disse em uma conferência da imprensa que  a Nova Zelândia havia tido sua cota de azar recentemente. "É difícil não sentir que nosso país está tendo uma onda de azar,  com um terremoto, um alerta de tsunami e uma pandemia, tudo em um só dia".


A PROBALIDADE DE FORTE RÉPLICA DO TERREMOTO NOVAMENTE É ALTA


Painel Global Terremotos

A ameaça de que se pode produzir outros terremotos de uma magnitude por cima dos sete graus ainda é muito provável nos próximos 30 dias, segundo explicou em um comunicado emitido ontem (quinta feira) pela agência de controle de atividades geológica GeoNet.
Desde a madrugada, a NEMA havia ordenado que milhares de pessoas das regiões costeiras da Ilha Norte "fuja imediatamente" a uma região elevada e que seja próxima nessa região até um novo aviso, ordem que milhares de pessoas foram seguindo ao longo do dia provocando uma congestão de carros nas regiões afetadas.
A agência de Gestão Nacional de Emergências da Nova Zelândia também havia alertado nesta manhã um incremento impercebível perto da cidade de Auckland, localizada na Ilha Norte e que com seus 1,7 milhões de habitantes é a mais povoada da Nova Zelândia.
Nova Zelândia, tem uma população de 4,6 milhões de habitantes, se assenta na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra uns 14.000 terremotos cada ano, dos quais entre 100 e 160 tem a suficiente potência para ser percebidos.
Em 22 de fevereiro de 2011 morreram 185 pessoas em um terremoto de 6,3 graus de magnitude que tremeu a cidade de Christchurch, na Ilha Sul, e que causou danos em 30.000 prédios.


Fonte