Exumação do corpo da jacinta Marto em 1935





Nessa lista vamos mostrar os 10 corpos que estão incorruptos, muito desses santos estão incorruptos há quase 1000 anos.
A incorruptibilidade é a propriedade de um corpo, usualmente um corpo humano, de não se descompor-se depois da morte. Isso se chama de corpo incorrupto ou incorruptível.
A incorruptibilidade é vista como algo totalmente diferente da conservação de um cadáver ou a mumificação.
É costume dizer que os corpos incorruptos tem o cheiro da santidade e exalam um doce aroma. Por enquanto, apesar de muitas afirmações, não existe provas cientificamente da incorruptibilidade.
Na cultura da igreja Católica e Cristãs Ortodoxas, se um corpo permanece incorruptível depois da morte, isso é geralmente visto como um sinal de que o indivíduo é um santo, embora não se espera que cada santo tenha um corpo incorruptível.
 As causas da incorruptível estão na disputa. As duas opções mas discutidas são: 
O primeiro argumento de que a fé do indivíduo penetrou a carne (uma causa metafisica com efeito físico).
O segundo argumento de que se trata de uma causa física ou ambiental (qualidade químicas do lugar do enterro, alimentação do individuo, umidade do lugar)
Qualquer que seja a razão, esses exemplos vão continuar seguindo sendo mistério que esta belo planeta azul tem para nós. 



1° - SANTA BERNADETTE DE LOURDES - MORREU EM 1878

 SANTA-BERNADETTE-DE-LOURDES-E-SEU-CORPO-INCORRUPTO


Santa Bernadette Soubirous, Marie Bernard soubirous em francês.
Ela nasceu no dia 7 de janeiro de 1844 em Nevers, e morreu no dia 16 de abril de 1879, foi um pastora francesa.
A igreja Católica a canonizou no dia 8 de dezembro de 1933, depois de dar várias confirmações de  aparições marianas que Soubirous afirmou ter aparecido em 1858.
Seu corpo se encontra incorrupto e pode verse no Convento de Nevers, dentro de um fereto de cristal.
O dia da comemoração da sua festa é no dia 16 de abril, e a data do seu falecimento, é padroeira dos doentes, das pessoas rediculizadas por sua piedade, dos pobres e pastores e pastoras.

 2° SÃO JOÃO MARIA VIANNEY - MORREU EM  1859

São-João-de-Maria-Vianney-corpo-incorrupto

O Santo Padre de Ars, proclamado padroeiro dos sacerdotes cristãos.
Nasceu no dia 8 de maio de 1786 em Dardilly, ao noroeste de Lyon, na França. Foi o quarto do seis irmãos, de uma família que morava no campo.
Aos 32 anos foi ordenado sacerdote e enviado ao público de Ars. sendo modelo de pastores, por sua caridade, sua pobreza, penitência, sensível e cálida palavra e por sua assiduidade nas confissões.
A el ajudava sábios e ignorantes quando era para dar conselho, convertendo-se sua paróquia em seu entro de peregrinação.
Morreu  em 1859 e foi canonizado por sua Santidade pelo Papa Pio XI em 1925, que o proclamou Padroeiro dos Párocos e Pastores de almas.

3° SANTA TERESA MARGARITA - MORREU EM  1770


santa-teresa-margarita-corpo-incorrupto

Nasceu em Arezzo na Itália de uma família nobre, no dia 15 de julho de 1747.
Se chamava Ana Maria. Foi contemplada desde muito pequena.
E com frequência ficava cismada e perguntava para as pessoas: "Quem é Deus?" Era atraída pelo lema de São João: "Deus é amor", (1 João 4,16).
No dia 1 de setembro de 1764 entrou para o Carmelo de Florência e o dia 11 de março de 1765 vestiu o hábito e tomou o nome de Teresa Margarita do Sagrado Coração de Jesus.
Durante toda a sua vida, viveu o lema "Escondida com Cristo em Deus". Mas que "professora", foi um continuo e magnifico "testemunhos" de vida espiritual.
Foi a apóstola do Sagrado Coração e da Santíssima Virgem de Carmen.
Seu lema, como fiel herdeira do espirito do Carmelo, era "Padecer e se calar", e tinha tomado o pauta sua vida "Viver escondida com Cristo em Deus".

4° SÃO VICENTE DE PAUL - MORREU EM 1660


San-Vicente-de-Paul-corpo-incorrupto


É uma das figuras mais representativas do renascimento católico na França do século XVII.
Foi fundador da Congregação da Missão, também chamada de Missioneiros Paules, Lazaritas ou Vicentinos (1625), e junto a Luisa de Marillacm das filhas da Caridade (1633).
Ele realizou um grande trabalho de caridade, sobre tudo depois da guerra da Fronda, uma das consequências foi o alimentos dos necessitados em seu país.
Uma de suas frases mais representativas é "os pobres são nossos amos e senhores.

5° SÃO SILVAN - MORREU EM  350

são-silvan-corpo-incorrupto

Muito pouco se sabe sobre São Silvan, exceto que foi martirizado e morto por causa da sua fé no século IV.
Algumas fontes afirmam que este é um dos 70 apóstolos.
Considerado que seu corpo tem mais de 1600 anos, está muito conservado. 

6° SANTA VERÔNICA - MORREU EM 1727

santa-veronica-giuliani-corpo-incorrupto

Úrsula Giuliani foi uma mística italiana que pertenceu a Ordem das Clarisas Capuchinas, elevada aos altares da Igreja Católica com o nome de Santa Verônica Giuliani.
Na sua infância, se destacava por ser uma criança travessa, caprichosa e impulsiva, apoiada por suas irmãs se desenvolveu progressivamente ter uma grande piedade e espirito de oração.
Neste contexto começaram a aparecer seus desejos de ser monja, aos quais se fortaleceram através do tempo.
 Seu pai se esforçou para fazer ela desistir de suas ideias e queria que ela casasse, mais depois de várias lutas com sua família, com fé e oração Úrsula conseguiu ingressar ao monastério.
Com um feito extraordinário em biografia,m em sua autopsia realizada pelo médico Gentili na frente das autoridades civis e eclesiásticas, todos viram que seu coração tinha gravada a cruz e os instrumentos da paixão de Cristo, tal como a santa tinha relatada em seu diário.


7° SANTA ZITA - MORREU EM 1272


SANTA-ZITA-CORPO-INCORRUPTO



Trabalhava como doméstica, é uma santa italiana, padroeira da cidade de Lucca. Seus emblemas são as chaves, simbolo do serviço, e aos lirios, simbolo da pureza. Nesta ocasião ela também representa um balde em sua mão.
O nome Zita é uma variante de "cita" ou "citta", que significa moça, que também significa virgem.
Seu corpo mumificado permanece ainda no mesmo templo, e é objeto de peregrinações.
Seu culto foi aprovado em 1696 pelo papa Inocêncio XII.


8° DOM BOSCO - MORREU EM 1888



dom-bosco-corpo-incorrupto

Dom Bosco era um sacerdote católico, educador e escritor italiano do século XIX.
Fundou a Congregação Salesiana, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, A Associação de Salesianos Cooperadores, o Boletim Salesiano e o Oratório Salesiano.

Promoveu a Associação de Ex-alunos Salesianos, o desenvolveu um moderno sistema pedagógico conhecido como Sistema Preventivo para a formação das crianças e jovens e promoveu a construção de obras educativas na Europa e na América Latina.
Foi um dos sacerdotes mais próximas ao pontificado do Papa Pio IX e ao mesmo tempo conseguiu manter a unidade da Igreja durante os duros anos da consolidação do Estado Italiano e os enfrentamentos entre o Papa que ocasionou a perdida dos chamados  Estados Pontifícios e o nascimento da Republica da Itália.
Foi autor de numerosas obras, todas dirigidas para educação juvenil e a defensa da fé católica, o que destaca como um dos principais promotores da imprenta no seu século.


9° PAPA BENTO IX - MORREU EM 1878


papa-beato-pio-ix-corpo-incorrupto

Foi papa desde 1846 a 1878 e o último soberano temporal dos Estados da Igreja.
Seu pontificado de 31 anos e meio foi o mais longo da história da Igreja, exceto ao do apóstolo São Pedro, cujo pontificado foi entre 34 e 37 anos.

Sepultado nas Grutas Vaticanas, em 1881 seus restos mortais foram transladados à basílica de San Larenzo Fuori Lemura.
Quando o cortejo se aproximava ao Tiber, um grupo de romanos anticlericais ameaçou jogar o caixão no rio.
Só a chegada de um pelotão de soldados salvou seus restos.



10° PAPA JOÃO XXIII - - MORREU EM 1963


PAPA-JOÃO-XXIII-CORPO-INCORRUPTO

Papa João XXIII foi um pontífice romano entre 1958 e 1963.

Foi beatificado no mesmo ano.
Ficou na memoria de muitos, o Papa João XXIII ficou conhecido como "o Papa Bom". Foi um dos papas mais amado entre as pessoas.
Também era honrado por muitas organizações protestantes como um reformador cristão. 
Tanto pelos anglicanos como pelos os protestantes os reconheciam ele como um "renovador da igreja".
Quando foi exumado no ano 2000 seu corpo seu corpo foi encontrado, graças ao excelente embalsamento que foi submetido, estava totalmente incorrupto, estando na mesma posição na qual tinha sido enterrado em 1963.
Seus restos mortais atualmente descansa na Basílica de São Pedro, em Roma na Itália.


11° ANNA MARIA TAIGI - MORREM EM 1769



Anna-maria-taigi-corpo-incorrupto


Ana María Antonia Gesualda nasceu em 29 de maio de 1769, em Siena, onde seu pai era um boticário. A família perdeu seus bens e, reduzida à pobreza, emigrou para Roma, onde os pais de Ana trabalhavam no serviço doméstico em casas particulares, enquanto a jovem entrava em uma instituição que era responsável por educar crianças sem recursos. Aos treze anos, Ana começou a ganhar o pão com o trabalho. Por algum tempo ela foi empregada em uma fábrica de tecidos de seda e, em seguida, entrou no serviço de uma nobre senhora em seu palácio.

12° MARÍA DE JESÚS DE ÁGREDA - MORREU EM 1665


MARÍA-DE-JESUS-DE-AGREDA-CORPO-INCORRUPTO


Irmã María de Jesús nasceu em Ágreda (Sória) em 1602 e morreu em 1665.

Famoso religioso, confidente e conselheiro de Felipe IV, fundador e escritor. Foi chamada no mundo Maria Coronel e Arana e na religião Maria de Jesus, mas era conhecida pelo nome de sua cidade natal. Ele pertencia a uma família nobre e extremamente religiosa, tanto que quando Maria tinha dezesseis anos, pais e filhos deixar o mundo e abraçar a vida religiosa; sua própria casa foi convertida em convento e continua com sua mãe e irmã. Ele foi adquirindo fama de santidade e sendo favorecidos com revelações sobrenaturais e antes da idade de tempo abadessa vinte e cinco, ele foi eleito, fornecer a falta papa de idade. caridade engenhoso fundada nos arredores da aldeia Mosteiro da Imaculada Conceição, que se move a comunidade em 1633. A fama de suas virtudes e sabedoria mudou-se para Philip IV para visitar quando em 1643 foi para Aragon, por ocasião da a guerra da Catalunha.


13° CATALINA LABOURÉ - MORREU EM 1876


Catalina-Labouré-corpo-incorrupto


Catalina nasceu enquanto a noite Angelus estava tocando em 2 de maio de 1806, filha de Pedro e Luísa Labouré. Era a nona filha de uma família de onze anos. Quinze minutos após seu nascimento, seu nome foi inscrito nos registros da cidade. No dia seguinte, ela foi batizada na solenidade da Exaltação da Santa Cruz. Parece muita coincidência que Catarina nasceu quando o Angelus estava tocando, com certeza era um toque encantado de Deus - anunciando com sinos o santo que seria muito favorecido por Maria. Não foi por acaso que o nome de Catalina recebeu a atenção rápida do mundo. Até mesmo a celebração do batismo de Catarina era profética, pois Catarina encontraria a cruz em todos os momentos de sua vida, teria uma profunda devoção e veria uma visão misteriosa da cruz.

14° SANTA CATARINA DE VIRGNI - MORREU EM 1463


SANTA-CATARINA-DE0-VIRGNI-CORPO-INCORRUPTO


Santa Catarina e também conferida como Catarina de Virgi ou Vigni. Nasceu em 8 de setembro de 1413 em Bolonha, Itália, sendo a filha de um diplomata para serviço do marquês de Ferrara. Diga à tradição que seu pai recebe em visões ou anúncio do nascimento da filha. Quando completou onze anos de escola, foi educada para ser uma dama da companhia da ream casada com a filha do marquês, compartilhando com o seu nível de escolaridade. Que durou até completar 14 anos, resolvi deixar o tribunal para abraçar a vida religiosa. Ingressou na Ordem das Irmã Franciscana and Poor Clarissas, Onde obteve sucessivos Espirituais e admiração Se o progresso a ser fiel cumpridora dois preceitos de Deus e da Igreja. Por sua conduta exemplaríssima tornou-se um dos grandes santos da Idade Média. Por intercessão do papa Nicolau V foi erigido um recinto não-conventual de Clarissas em Ferrara, em Catarina foi eleita Madre Superiora. Gozava grande Pela Reputação vida austera e piedosa, Não Só da Comunidade Diante, mas fazer PRÓPRIO Papa Nicolau V. FOI TAMBÉM UM Responsável Estabelecimento convento cabelo da pobre Clarissas em 1456, na Cidade de Bolonha, assumiu Onde ou Abadessa.

15° SANTA CILICIA 


SANTA-CICILIA-CORPO-INCORRUPTO

Por mais de mil anos, Santa Cecília tem sido uma das mártires da igreja primitiva mais reverenciada pelos cristãos. Seu nome aparece no cânon da missa. Os "atos" do santo afirmam que ela pertencia a uma família patrícia de Roma e que ela foi educada no cristianismo. Ela costumava usar um vestido de tecido muito áspero sob a túnica de sua dignidade, jejuou vários dias por semana e consagrou sua virgindade a Deus. 
Mas o pai dela, que viu as coisas de uma maneira diferente, casou-a com um jovem patrício chamado Valeriano. No dia da celebração do casamento, enquanto os músicos tocavam e os convidados se divertiam, Cecilia sentou-se em um canto cantando para Deus em seu coração e pedindo-lhe que a ajudasse. Quando o jovem casal para seus quartos, Cecilia, armados com toda a sua coragem, recuou ela disse docemente ao marido: "Eu tenho que comunicar um Know segredo que um anjo do Senhor cuida de mim Se você me tocar como eu .. sua esposa, o anjo ficará enfurecido e você sofrerá as conseqüências, mas se você me respeitar, o anjo amará você como ele me ama ". Valerian respondeu: "Mostre-me, se você é realmente um anjo de Deus, farei o que você pedir." Cecília disse-lhe: "Se você acredita no Deus vivo e verdadeiro e recebe a água do batismo, verá o anjo". Valeriano concordou e foi procurar o bispo Urbano, que estava entre os pobres, perto do terceiro marco da Via Ápia. Urban acolheu-o com grande alegria. Então, um homem idoso aproximou-se de quem carregava um documento no qual estavam escritas as seguintes palavras: "Um só Senhor, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que está acima de tudo e em nossos corações". Urbano perguntou a Valeriano: "Você acredita nisso?" Valeriano respondeu sim e Urbano conferiu o batismo. Quando Valeriano voltou para onde Cecilia estava, ele viu um anjo ao lado dela. O anjo colocou uma guirlanda de rosas e lírios em suas cabeças. Pouco depois da chegada de Tiburcio, o irmão de Valeriano e os jovens esposos lhe ofereceram uma coroa imortal se ele renunciasse aos falsos deuses. Tiburcio ficou incrédulo a princípio e perguntou: "Quem retornou do além-túmulo para nos contar sobre essa outra vida?" Cecília falou longamente sobre Jesus. Tiburcio recebeu o batismo e imediatamente viu muitas maravilhas.


16° JACINTA MARTO - MORREU EM  1920

EXUMAÇÃO-DA-BEATA-JACINTHA-EM-1935




Filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua esposa Olímpia de Jesus dos Santos, Jacinta foi baptizada na Igreja Paroquial de Fátima no dia 19 de março de 1910 e era uma criança típica do Portugal rural da época. Como de início não frequentava a escola, Jacinta trabalhava como pastora em conjunto com o seu irmão Francisco Marto e a sua prima Lúcia dos Santos. Mais tarde, logo após as aparições na Cova da Iria e segundo as mensagens recebidas, por recomendação de Nossa Senhora entrou na escola primária. 
De acordo com as memórias da Irmã Lúcia, Jacinta era uma criança afetiva e muito afável e emocionalmente frágil.
 

17° IMELDA LAMBERTINI (Morreu em 1333 –  Com 12 anos)

Imelda-Lambertini-1333-morreu-com-12-anos

Tornou-se noviça aos 9 anos. Morreu aos 11, em 1333, durante a missa em que recebeu sua primeira comunhão. Foi beatificada em 1826 pelo papa Leão XII, que estendeu a toda a Igreja o culto que já lhe prestavam em Bolonha. Em 1908, o papa Pio X a proclamou padroeira das crianças que fazem a primeira comunhão. O corpo incorrupto de Imelda Lambertini jaz conservado na capela de São Sigismundo, em Bolonha (Itália). 
Com apenas 8 anos de idade, entrou para o convento. Aos 10, recebeu o hábito de monja dominicana. Embora tivesse tão pouca idade, era uma freirinha em tudo exemplar nas atividades da vida religiosa. Entretanto, algo a intrigava: o fato de as pessoas receberem a Sagrada Comunhão e continuarem a viver.
Como Imelda não tinha idade para comungar, costumava perguntar às religiosas: "Irmã, a senhora comungou Jesus e não morreu?". As freiras respondiam assustadas: "Que é isso, menina? Por que morrer?". A pequenina religiosa respondia: "Como pode a senhora receber Jesus, em Comunhão, e não morrer de amor e de tanta felicidade?". Pois aconteceu que na madrugada do dia 12 de maio de 1333, véspera do Domingo da Ascensão do Senhor, Imelda estava na Santa Missa e já não aguentava mais de tanta vontade de comungar. Perguntava-se ela: "Se Jesus mandou ir a Ele as criancinhas, porque não posso comungar?". O padre já tinha acabado de dar a Sagrada Comunhão às religiosas quando todos viram: uma hóstia saiu do cibório e voou pela capela. Parou em cima da cabeça de Imelda. O padre, então, entendeu que era hora dela comungar.

Ao receber a Santíssima Eucaristia, Imelda se colocou em profunda adoração. Após horas de oração, a Madre Superiora foi até a freirinha e lhe disse: "Está bem, Irmã Imelda. Já adorou bastante a Jesus. Podemos seguir... Vamos para as outras atividades do convento". Imelda, entretanto, permanecia imóvel. Após a insistência da Superiora, nada acontecia. Foi, então, que a Madre pegou amorosamente Imelda pelos bracinhos e ela caiu em seus braços. É... Imelda havia morrido na sua Primeira Comunhão. Cumpriu-se a indagação da pequena grande Imelda: "Como pode alguém receber Jesus, na Sagrada Comunhão, e não morrer de felicidade?". Aos 11 anos, Imelda morreu de amor e de felicidade por ter recebido Jesus!
O corpo de Imelda Lambertini encontra-se incorrupto na Capela de São Sigismundo, na Bolonha, Itália. O Papa São Pio X a proclamou padroeira das crianças que vão fazer a Primeira Comunhão.