O Computador de 2100 Anos: Esse aparelho podia calcular vários cálculos matemáticos

um-computador-antes-de-jesus-cristo


O QUE É O MECANISMO DE ANTICÍTERA? 


O mecanismo de Antikythera ou Anticítera, é um dos codescobrimentos mais fascinantes e importantes da história da humanidade.
Trata-se do primeiro computador analógico ou mecânico criado pelo homem, no qual se acredita a data desse equipamento é antes da era cristã, entre 70 e 60 antes de Cristo, embora esse cálculo ainda não é algo oficial, pois para alguns é estranho que um aparelho tão sofisticado existiu naquela época.


TEMA RELACIONADO: PRINCÍPIO DE PASCAL






1902 foi o ano em que esse artefato foi descoberto "por acidente" quando um grupo de mergulhadores buscava esponjas marinhas na ilha grega de Anticítera. 

Seu objetivo foi interrompido pelo descobrimento de valiosos tesouros gregos em estátuas de cobre e mármore, mais o que mais chamou a atenção foi esse maquina muito engenhosa e muito rara.

Inclusive se chegou a acreditar que foi parte de um naufrágio que tinha acontecido muitos anos atrás e que por coincidência se alojou no mesmo lugar junto com as esculturas mencionadas.
Mais os estudos tão minuciosos coincidiam em que não se tratava de um artefato moderno. 
A partir desse momento, ninguém se imaginava o que estava por acontecer. 
Levaram décadas para decifrar o significado desse mecanismo. Chamaram vários especialistas de diversas áreas para que analisassem cada uma das peças e suas características, tantos físicas como numéricas.
No início, somente foi considerado um artefato estranho e incompleto que tinha sido marcado pelo passar do tempo. Mais depois do tempo dedicado, se observou que as peças tinha marcas de algo que poderia ser mais complexo do que aparecia.
Foi descoberto que no seu interior existiam 27 rodas de engrenagem, mais o que não sabia, é que cada dado numérico que se aparecia, tinha um por que.

computador-anticitera


O mais surpreendente é que tiveram que passar ao redor de 1.500 anos para que um artefato parecido ao mecanismo de Anticítera se dera a conhecer. 
Isso quer dizer, o mecanismo de engrenagem se construiu e se deram a conhecer publicamente como parte dos relógios da catedral medieval muitíssimo anos depois, por que se poderia pensar que esse invento adiantado a sua época tivesse exibido naquele então, a tecnologia hoje em dia seria outra: falamos de algo muito mais avançado do que tenhamos em mente.
Os científicos que estiveram analisando disseram que essa máquina foi criada por uma mente brilhante. 
Acredita que essa criação estava protegida por uma caixa de madeira mais o material não pode resistir aos elementos da água.
Porém as engrenagem de bronze, então encontraram inscrições em várias peças e se contabilizaram os dentes de cada roda, além de que se tomaram imagens de raios-X e raios gama das peças. 

Os valores que obtiveram foram 127 e 235 dentes.
Tais denominações tinha uma grande importância para os antigos gregos.


Se sabe que os gregos foram parte de uma cultura muito adiantada a seus tempos. Conheciam sobre os movimentos da Lua e do universo em geral mais que qualquer outra comunidade no mundo.
Sabiam calcular distâncias e circunferências, além de que sabiam sobre os futuros eventos astronômicos como os eclipses graças a seus cálculos e artefatos criados. 
Efetivamente, a numero 235 tinha uma relação com ciclos luanres, pois em um dos fragmentos encontraram o ciclo metônico.

Esse ciclo constitui por 19 anos solares ou 235 meses lunares.

A lua, sem dúvida, era o corpo celeste que podia obter mais informação sobre como funcionava o universo e de que maneira envolvia a Terra. Por sua parte, o 127 serviu como para entender outra função relacionada como a Lua e nosso planeta.


GRANDES EVENTOS: O TELESCÓPIO




O 223 foi outro número que obteve das engrenagens de outra das rodas. Os primeiros astrônomos descobriram que depois 223 luas depois de um eclipse, indicavam que muito provavelmente ia aparecer outra novamente.

Por se fosse pouco, os restos na parte frontal indicavam que tinha sido desenhado um planetário aonde a Terra ia ao centro e 5 planetas se moviam ao seu redor.
Um anel exterior mais um anel com os dias do calendário egípcio de 365 dias mais um anel interior marcam os signos gregos do zodíaco, divido em graus.
A pesar dessa informação, se desconhece o propósito exato do mecanismo.

A parte lateral continha um botão que o girar-lo se acionava a função de várias engrenagens colocadas sobre 10 machados, que sua vez colocava em funcionamento as mãos em círculos do zodíaco e do calendário egípcio.
O objetivo era que ao rodar o anel do calendário egípcio, coincidira com os pontos do zodíaco atual.
Da mesma maneira, a ação de girar uma pequena manivela (que hoje em dia se perdeu) causaria a rotação de todas as engrenagens do mecanismo inteiro, o que daria como resultado um cálculo simultâneo da posição do Sol e da Lua, as fases lunares, os eclipses e muito provavelmente as localizações dos planetas. 
Em resumo, o mecanismo de Anticítera podia procedir o futuro dos eclipses com até 19 anos de antecedência com base nos movimentos lunares com os da Terra. 

Não somente precedia a data da chegada, mais também inclusive a hora, a direção da sombra criada e até o cor da Lua.
As teorias dos grandes sábios de tempo atrás foram plasmadas mecanicamente nesse aparelho, mais o surpreendente foi a inovação de sua elaboração e o uso da engrenagem de bronze.

Desde cedo foi um trabalho deicamente planejado que devia ocupar muito tempo. 
Já em tempos mais modernos, se realizaram diversos tentativos para recriar ao que talvez fosse a estrutura original. Michael Wright, a equipe de Evans, Carman e Thorndike, assim como Freeth e Jones foram alguns científicos que construíram modelos que continha as partes conhecidas do mecanismo, mais também simulavam o sistema planetário da cara frontal.



QUEM CRIOU O MECANISMO DE ANTICÍTERA?


O criador dessa genialidade humana é um mistério, mais com base de inventos previamente elaborados, se podem ter uma idéia sobre o autor da tal tecnologia adiantada.
Tudo indicava que se tratava de um habitante de Siracusa, muito bem conhecido por ser o mais brilhante matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo da época: Arquimedes.

Arquimedes, que foi um dos científicos mais importantes da antiguidade clássica, já havia realizado cálculos importantes como a distância que existe até a Lua, o volume de uma esfera, além de derivar uma aproximação precisa do PI, explicar inícios da alavanca e desenhar máquinas totalmente inovadoras.
É por causa dele que todo esse conhecimento que somente ele conhecia na perfeição, existe muita probabilidade que exista sido ele o desenhador e criador do mecanismo de Antikythera ou Anticítera. 
Antes da caída do império Grego, grande parte da tecnologia alcançada e numerosos projetos não completados se perderam durante as batalhas.
Somente alguns conhecimentos foram levados a outros lugares onde foram retomados e aproveitados; não obstante, se acredita que vários inventos brilhantes como o mecanismo de Anticítera poderiam estar sepultados ou fragmentados em diversos lugares na espera de serem descobertos.

Postar um comentário

0 Comentários